A zona sul de Porto Alegre tornou-se locação para as gravações do longa 'Mãos de Cavalo'. O filme que terá cinco semanas de gravações em Porto Alegre e mais uma semana em Farroupilha é baseado no livro homônimo de Daniel Galera. O elenco conta com a atriz Mariana Ximenes e Armando Babaioff.
Na história, Hermano descobre que Adri, com quem mora há sete anos, está grávida. O encontro com uma amiga da adolescência faz o personagem reviver conflitos daquela época. Hermano vive então um período de conflito de identidade e precisa tomar decisões importantes para a vida. Uma delas é manter o plano de viajar para a Terra do Fogo para escalar. Adri tem um parto prematuro. Ela e a criança ficam entre a vida e a morte. Para o diretor Roberto Gervitz a escolha de Porto Alegre como locação do filme foi natural.
‘Eu não vejo esse filme em outro lugar que não seja Porto Alegre. Essa atmosfera outonal, o intimismo e ao mesmo tempo uma rispidez. Os personagens falam coisas muito diretas, eu acho que isso tem muito haver com Porto Alegre.’ Afirma Roberto.
Mariana Ximenes que já passou pela capital a trabalho diversas vezes no teatro, se apresentou em Pelotas e ainda mergulhou na cultura gaúcha através da minissérie 'A Casa das Sete Mulheres' destacou também a forma direta com a personagem se expressa, muito característica dos gaúchos, e como traduz esse bairrismo para a um personagem universal.
‘A Adri é sem rodeios, muito direta, quase cortante, ela sabe o que quer e vai atrás. Ao mesmo tempo ela é extremamente humana, ela esta em busca de um desejo genuíno de ser mãe e isso é universal.’ Armando Babaioff conta que a preparação para a estreia no cinema começou com a leitura do livro até aulas de escalada, uma paixão de Hermano.
‘O personagem tem características muito próprias e não coisas exclusivas do povo gaúcho. Eu me apropriei muito dos lugares (de Porto Alegre) simplesmente pelo fato de visitar as locações, ensaiar e isso me modifica, modifica o meu corpo, modifica a forma como eu enxergo aqueles lugares a partir de agora.’
O lançamento do filme está previsto para o primeiro semestre de 2015. O título ‘Mãos de Cavalo’ ainda esta sendo estudado e pode sofrer alteração.
O filme pelo escritor
Daniel Galera escreveu ‘Mãos de Cavalo’ em 2006 e após ver o roteiro do filme disse que achou normal que o longa ganhou novas cenas e se tornou muito mais adulto. ‘Eu escrevi esse livro quando eu tinha 24 anos, de certa forma ele era um pouco juvenil.’ Destaca Galera. Sobre a comparação do livro e o que o filme vai apresentar ele é categórico.
‘São obras diferentes, o Roberto leu e adaptou o que mais chamou a atenção dele. Eu já esperava isso. Mesmo na criação de cenas o filme é bastante fiel ao debate do filme que é a busca por identidade’
Daniel Galera achou melhor não intervir no roteiro do filme e deu carta branca para o diretor. O escritor nasceu em São Paulo mas cresceu em Porto Alegre, onde basicamente as histórias dos seus livros se passam. Em 2012 ele foi eleito pela revista Grante elegeu Galera como um dos 20 melhores escritores brasileiros.