Nesta tarde, aconteceu a palestra Sabor que Conta: Literatura e acessibilidade no IEL, no Centro Cultural Erico Verissimo . Uma demonstração do audiolivro Sabor que Conta, destinado a pessoas com deficiência visual. Ontem o tema foi abordado no programa Tele-domingo, na RBSTV.
Com o livro, publicado pelo Instituto Estadual do Livro, é celebrado o bom momento dos programas e editais sobre acessibilidade literária. Durante a palestra, os participantes puderam acompanhar demonstrações sobre o funcionamento do audiolivro, primeiro publicado no Brasil por meio do software Daisy, que permite escutar a história em voz humana e não mais eletrônica.
Nesta versão, pessoas que tem problemas de visão podem aumentar a letra e utilizar um acompanhamento automático com o mouse para acompanhar a leitura. Podendo ser utilizado também por pessoas com deficiência mental.
"São várias possibilidades para inúmeras impossibilidades", filosofa o deficiente, Visual André Campelo, participante da mesa.
O livro está disponível para download gratuito em Daisy, MP3 e PDF no site do Instituto Estadual do Livro. Acesse: www.iel.rs.gov.br ou em http://livrariadoiel.blogspot.com.br/2013/09/sabor-que-conta.html.