Foi realizada neste final de semana a Mostra Gaúcha de Cinema _ Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema. Neste ano, o Gauchão _ como é carinhosamente apelidada a competição de curtas-metragens _ passou a ser exibido no Palácio dos Festivais. No primeiro dia, sábado, o público prestigiou a mostra que voltou ao espaço nobre do Palácio dos Festivais lotando o cinema à tarde. Instituída em 1976, a premiação é um marco histórico no cinema gaúcho, abrindo espaço e incentivando a produção local.
Na programação, estão 21 filmes, selecionados entre 43 escritos.
Na primeira rodada, foram exibidos 12 títulos _ antecedidos pela fala de Luiz Antonio de Assis Brasil, secretário de Estado da Cultura, que anunciou um edital público para a realização de curtas no valor de R$ 400 mil. Curiosamente, boa parte dos filmes dessa primeira sessão filiam-se a gêneros como o terror e o fantástico _ caso de "Rigor Mortis", de Marcello Lima e Fernando Mantelli, "Estrada", de Marcel Kunzler, "Paraphilia", de Lino Negri, e o curta com direção coletiva "As Irmãs Maniacci".
Uma das produções mais interessantes desse lote, no entanto, foge a esses estilos: "Garry", de Richard Tavares e Bruno Carboni, mistura ficção e documentário em uma inusitada entrevista com o campeão russo de xadrez Garry Kasparov _ que esteve em Porto Alegre no ano passado participando da série de conferências Fronteiras do Pensamento.
Já no domingo, foram projetados a partir das 14h30min os oito concorrentes finais _ inclusive "Casa Afogada", de Gilson Vargas, única realização gaúcha que também está na competição de Curtas Nacionais. Na última leva de curtas, predominaram os títulos com viés dramático e experimentações narrativas (como "Só Isso", de Iuli Gerbase, "Elefante na Sala", de Guilherme Petry, e "Lobos", de Abel Roland e Emiliano Cunha) e as comédias ("Ignácio e Saldanha", Boca Migotto, e "A Vida da Morte", de Maciel Fischer). A premiação da Mostra Gaúcha de Cinema será realizada hoje à noite, fechando o primeiro final de semana do Festival de Gramado.
Na segunda-feira, às 10h, na Câmara de Vereadores de Gramado, será realizado o debate "O curta-metragem na produção gaúcha", com a presença dos realizadores participantes da mostra. O encontro é uma parceria do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos com o Festival de Cinema.