Desde que Ainda Estou Aqui foi lançado nos cinemas, a trilha sonora do longa-metragem de Walter Salles tem chamado atenção. A escolha musical, inclusive, tem sido bastante elogiada pelo público, que já afirmou ter chegado a determinadas canções graças ao filme.
Assinada por Warren Ellis, o músico australiano também foi responsável pela trilha sonora do filme Django (2017), de Étienne Comar, e colaborou em Back to Black (2024), cinebiografia de Amy Winehouse.
Em Ainda Estou Aqui, a história da família Paiva é embalada por sucessos de Gal Costa, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Tim Maia e Cesária Evora, em cenas que dialogam com o contexto histórico da produção: a ditadura militar no Brasil.
É Preciso Dar um Jeito, Meu Amigo, composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos, lançada no disco Carlos, Erasmo, em 1971, é uma das faixas mais marcantes do filme.
"Estou envergonhado com as coisas que eu vi / Mas não vou ficar calado, no conforto acomodado, como tantos por aí", canta o Tremendão em um dos versos da canção, que faz referência ao período da ditadura.
Falsa Baiana, de Gal; A Festa do Santo Reis, de Tim Maia; Fora da Ordem, de Caetano; Baby, na voz de Os Mutantes; As Curvas nas Estradas de Santos, de Roberto Carlos, são outras canções responsáveis por dar tom aos momentos emotivos da família Paiva, junto das memórias deixadas por Rubens (Selton Mello), assim como o ambiente de repressão que marcava o país.
Além das músicas nacionais compostas por artistas da Jovem Guarda e da Tropicália, Je T'aime Moi Non Plus, clássico de Serge Gainsbourg e Jane Birkin, surge em uma cena que mostra a dinâmica da família Paiva, em meio a recepção de amigos e parentes em sua casa, no Rio de Janeiro. A canção foi censurada no Brasil em 1969 por conta dos gemidos e sussurros da cantora franco-britânica.
"Foi proibida em todo o território nacional pelo coronel Aloisio Mulethaler, chefe do Serviço de Censura e Diversões Públicas do Departamento de Polícia Federal. O coronel mandou apreender todas as cópias da canção nas lojas de discos e responsabilizou a Companhia Brasileira de Discos por não ter providenciado a censura da letra", declarou o jornal Estado de S. Paulo à época.
Outro destaque vai para Take Me Back Piauí, de Juca Chaves, música que toca na cena de dança da família, durante a despedida de Veroca (Valentina Herszage), a filha mais velha de Rubens que viaja para Londres pouco antes do pai ser levado pelos militares.
Ainda Estou Aqui é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello. Premiado no Festival de Veneza e de Vancouver, o filme representa o Brasil na disputa por uma vaga para concorrer na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2025.
Ouça a trilha sonora completa
Confira algumas reações do público:
*Produção: Rayne Sá