Ainda Estou Aqui segue conquistando grandes marcas no Brasil desde do seu lançamento nos cinemas. Além de superar 1 milhão de espectadores nas salas brasileiras, a obra literária que inspirou o longa-metragem de Walter Salles alcançou o primeiro lugar dos livros mais vendidos e populares no site da Amazon no país.
Escrito por Marcelo Rubens Paiva, o livro narra a trajetória da sua mãe, Eunice Paiva, que foi casada com o engenheiro Rubens Paiva, ex-deputado assassinado durante a ditadura militar. Após a morte do marido, Eunice se tornou uma das mais importantes ativistas dos Direitos Humanos no Brasil.
"Emocionante... Eunice Paiva no coração dos leitores", escreveu o autor no X (antigo Twitter).
Além de Ainda Estou Aqui, Marcelo Rubens Paiva também é autor de Feliz Ano Velho, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 1983, e de Blecaute, Meninos em Fúria e Do Começo ao Fim, entre outros.
No filme, a história de Eunice é interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em fases diferentes de vida da personagem.
Premiado no Festival de Veneza e de Vancouver, Ainda Estou Aqui representa o Brasil na disputa por uma vaga para concorrer na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2025. A lista dos 15 semifinalistas será divulgada no dia 17 de dezembro, e os cinco concorrentes serão revelados apenas em janeiro de 2025.