O filme Ainda Estou Aqui foi confirmado como um dos elegíveis para a categoria de melhor filme internacional do Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou na quinta-feira (21) a lista com as produções aptas para a seleção final de indicados ao prêmio.
Segundo a Variety, são 31 longas-metragens de animação, 169 documentários e 85 longas-metragens internacionais no total, incluindo o novo filme de Walter Salles. Ainda conforme a revista, o filme brasileiro está entre os mais bem cotados à indicação, ao lado de Emilia Pérez (França), The Seed of the Sacred Fig (Alemanha), Kneecap: Música e Liberdade (Irlanda), Sujo (México) e Grand Tour (Portugal).
A pré-lista com 15 filmes escolhidos para disputar as cinco vagas na categoria será anunciada em 17 de dezembro. A relação oficial de indicados sai em 17 de janeiro e a cerimônia ocorre em 2 de março.
Ainda Estou Aqui ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas. No total, o longa já arrecadou mais de R$ 23,5 milhões em bilheteria. A produção chega aos cinemas dos Estados Unidos em janeiro de 2025 com a expectativa de conseguir indicações à premiação máxima do cinema mundial.
O filme conta a história de Eunice Paiva, que se torna uma ativista dos direitos humanos após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar. A história é baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015.