Para ser elegível ao Oscar 2025, o aclamado Ainda Estou Aqui ganhou data de estreia nos Estados Unidos. O longa-metragem dirigido por Walter Salles será exibido por uma semana em Nova York e Los Angeles a partir do dia 17 de de janeiro, chegando às salas de todo o país estadunidense em 14 de fevereiro.
A exibição durante uma semana nos Estados Unidos faz parte da campanha do filme para o Oscar. Os filmes que concorrem na categoria internacional devem ser pré-selecionados por seus respectivos países e seguir as regras da premiação, que incluem ter uma data de lançamento nos EUA e em seus países de origem dentro de um período específico, além de outros critérios.
No Brasil, Ainda Estou Aqui estreia no circuito comercial no dia 7 de novembro. Mas, a produção já foi exibida na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e em uma sessão especial do Festival do Rio, em outubro.
Exibido em Cannes, Ainda Estou Aqui já ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival francês e venceu na categoria de voto popular no Festival de Vancouver, no Canadá.
A trama é uma adaptação da obra homônima de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história real de sua mãe, Eunice Paiva. Em 1971, durante a ditadura militar, Rubens Paiva, pai do autor, foi sequestrado e desapareceu sob custódia da Polícia Militar. Eunice passou a vida buscando justiça.