Carregando consigo o legado de ser um dos grandes nomes da música brasileira, Chico Buarque completa, nesta quarta-feira (19), 80 anos. Mas não é só na história que o cantor permanece relevante: com 2,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o artista segue lançando novas músicas e realizando turnês, como a recente Que Tal Um Samba?, no início do ano passado.
Assim como Chico, outros octogenários da música também se mantêm na ativa, e com muito sucesso. Confira!
Caetano Veloso
Somando mais de 4,2 milhões de ouvintes mensais no Spotify, Caetano, de 81 anos, nunca parou de brilhar na sua arte. Entre inúmeras colaborações na carreira, Caetano passou a se apresentar, em 2017, ao lado de seus filhos Tom, Zeca e Moreno Veloso, na turnê que rendeu o álbum Ofertório (2018).
A partir de agosto deste ano, ao lado da irmã Maria Bethânia, de 78 anos, Caetano irá rodar o Brasil com a turnê Caetano e Bethânia. Além disso, o baiano colaborou com Luísa Sonza na nova versão de You Don't Know Me, que está na segunda parte do álbum da gaúcha, Escândalo Íntimo.
Atualmente, o artista está realizando shows com Xande de Pilares, como extensão do disco Xande Canta Caetano.
Gilberto Gil
Aos 81 anos, Gil tem uma discografia extensa repleta de sucessos, como Aquele Abraço e Domingo no Parque, chegando a se tornar um imortal da Academia Brasileira de Letras, em 2002. De 2003 a 2008, Gil expandiu o universo musical e foi Ministro da Cultura durante o primeiro mandato de Lula — período no qual trabalhou para o incentivo da arte e da diversidade no país.
Assim como Caetano, a vida artística de Gil também é marcada pela presença da sua família: na turnê Nós, A Gente da Família Gil, o cantor subiu aos palcos ao lado dos filhos, dos netos e dos bisnetos. O artista soteropolitano tem se apresentando em grandes festivais como na edição de 2024 do Lollapalooza, entre outros.
Milton Nascimento
O mineiro que, no começo dos anos 1970, compunha uma parte do Clube da Esquina, hoje tem 81 anos. Milton se aposentou dos palcos em 2022 após realizar uma turnê internacional de despedida. No entanto, não parou de lançar músicas inéditas: para agosto deste ano, está previsto o álbum Milton + Esperanza, em parceria com a baixista norte-americana de jazz Esperanza Spalding.
O autor de Maria Maria também tem compartilhado o seu dia a dia nas redes sociais. No início de 2024, o artista mostrou como estava aproveitando o verão ao lado de seu filho Augusto Kesrouani Nascimento.
Paulinho da Viola
Também com 81 anos, Paulinho da Viola segue performando Foi Um Rio que Passou em Minha Vida, entre outras tantas composições que acumulou ao longo da vida para multidões que querem ver a lenda do samba ao vivo.
Apesar de não lançar faixas inéditas, o artista conquistou um Grammy Latino na categoria de de Melhor Álbum de Samba/Pagode em 2021 com o disco Sempre Se Pode Sonhar (2020), uma gravação ao vivo de um show de 2006.
Ney Matogrosso
Dono da lendária voz dos Secos e Molhados, Ney Matogrosso continua se apresentando com figurinos e maquiagens extravagantes aos 82 anos. Em agosto, o cantor planeja realizar o maior show da sua carreira, no Allianz Parque em São Paulo, como parte da turnê Bloco na Rua.
Conhecido pela sua irreverência e ousadia, Ney é um importante ícone LGBTQIA+ da música brasileira.
Martinho da Vila
Aos 86 anos, Martinho da Vila lançou, em maio, o álbum Violões e Cavaquinhos, que conta com quatro músicas inéditas, além de regravações próprias. O disco tem participações da cantora Preta Gil e do rapper L7nnon, assim como de sua filha Mart'nália.
Atualmente, o compositor de Canta, Canta Minha Gente e Disritmia preside a escola de samba Unidos da Vila Isabel, tendo composto diversos enredos ao longo da vida.
Paul McCartney
Contrariando a famosa conspiração de “Paul is Dead”, que teoriza que o ex-beatle teria morrido e sido substituído por um sósia, Paul McCartney segue vivíssimo aos 82 anos e lotando estádios pelo mundo.
Com uma extensa carreira solo, o inglês continua na ativa nas composições: em 2015, colaborou em singles com Kanye West e Rihanna e, em 2020, lançou uma colaboração com Phoebe Bridgers no projeto McCartney III - Imagined.
Diana Ross
Do soul ao disco, do pop ao R&B, a ex-integrante do grupo The Supremes conquistou um legado como uma das maiores divas da música. De fato, isso motivou o nome de sua atual turnê, a Legacy Tour, que está levando a cantora de 80 anos aos palcos para cantar hits como I'm Coming Out e Stop! In the Name of Love.
Mick Jagger
O vocalista de 80 anos dos Rolling Stones estreou, no fim de abril deste ano, a nova turnê norte-americana da banda, na qual impressionou fãs com performances animadas de duas horas de duração.
O cantor, que tem um filho de 25 anos com a apresentadora Luciana Gimenez, mantém o status de lenda do rock'n'roll vivo, somando mais de 3,3 milhões de seguidores no Instagram.
Gloria Gaynor
Dona do hino I Will Survive e outras canções icônicas da disco music dos anos 1970, Gloria Gaynor realiza turnês mundiais aos 80 anos — um deles, inclusive, será no Rock In Rio, na capital fluminense, em setembro deste ano.
Roger Waters
O ex-vocalista e baixista do Pink Floyd, Roger Waters, chegou aos 80 anos sem parar de se apresentar para fãs ao redor do mundo. Com tom político forte, o ativismo de Waters é marca registrada de seus shows.
Roger Daltrey
É com a agenda cheia de shows da turnê solo que o vocalista da banda inglesa The Who, Daltrey, atinge os seus 80 anos. Com hits como My Generation e Baba O'Riley, e a trilha do filme Tommy (1975), The Who marcou o mundo do rock como uma das maiores bandas de todos os tempos.