Por volta das 14h30min deste domingo (9), de chiripá, chapéu e lenço atado a meia espalda, Luísa Sonza abriu o segundo dia do festival Salve o Sul, cuja renda será revertida para a recuperação do Estado. Com lágrimas nos olhos, a gaúcha de Tuparendi puxou os primeiros versos de Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, de Leonardo, e foi acompanhada por artistas nativistas como Neto Fagundes, Cristiano Quevedo, João Luiz Côrrea, Elton Saldanha, César Oliveira & Rogério Melo e Guri de Uruguaiana.
— Queria dizer que é de uma emoção muito grande estar aqui nesse dia, mas, principalmente, de uma alegria muito grande. Quero agradecer, primeiro, a presença de cada um. Saibam que vocês estão salvando vidas por estarem aqui — disse Luísa ao público presente no Allianz Parque, em São Paulo, onde o festival é realizado.
— Isso aqui vai ser de muita alegria, porque, no Rio Grande, a gente é faca na bota. A gente vai reconstruir o Rio Grande. Vamos fazer um show maravilhoso em homenagem a todo o Sul e a todos os brasileiros. Porque, antes de tudo, a gente é brasileiro. E se não fosse esse país todo nos ajudando, iria ficar mais difícil — completou a artista.
Após o número inicial, Luísa chamou ao palco o DJ Pedro Sampaio. O festival Salve o Sul é uma iniciativa dos dois.
— Essa é a realização de um sonho! — disse Pedro Sampaio.
Line-up
Neste domingo, o Salve o Sul recebe artistas como Ludmilla, Ferrugem, Leo Santana, Gloria Groove, Juliette, Lexa, Xamã e Armandinho. Na sexta-feira (7), primeiro dia do festival, Chitãozinho, Chororó, Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo apresentaram clássicos do sertanejo no palco do Alllianz Parque.
Onde assistir
O evento está sendo transmitido nos canais Multishow e BIS, no Globoplay e, ainda, na RBS TV. A apresentação é de Kenya Sade e da gaúcha Sheron Menezzes.
Pra cima, Rio Grande
O Festival Salve o Sul também foi palco para apresentar o movimento Pra Cima, Rio Grande, do Grupo RBS, com o objetivo de reafirmar o seu compromisso com os gaúchos e estimular a mobilização de forças para a retomada do Estado.