Há pouco reinaugurado, o Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 564), localizado no bairro Cidade Baixa, na Capital, será palco para mais uma edição do espetáculo Música Popular Gaúcha nesta quinta-feira (2), às 20h. Os ingressos estão disponíveis a R$ 30, pelo Sympla, com taxas. Sócios do Clube do Assinante têm 50% de desconto.
Nesta edição, que comemora os 42 anos do espetáculo, sobem ao palco músicos veteranos, assim como artistas que fazem parte da nova geração. Entre os nomes, estão Loma, Victor Hugo, Nelson Coelho de Castro, Nando Gross, Gelson Oliveira, Zé Caradípia, Pirisca Grecco, Paysanos Trio, Isabela Fogaça, Edu Meirelles, Pedro Longes, Mariana Stedele, Tiago Ferraz, Andréa Cavalheiro, Vini Brum, Tatiéli Bueno e Saulo Fietz.
O projeto, que surgiu no início da década de 1980, é uma iniciativa do produtor Ayrton dos Anjos, o Patineti, que, na época, levou um grande grupo de artistas que costumavam se apresentar em festivais nativistas para uma temporada de shows no Rio de Janeiro. As performances acabaram chamando a atenção de Albino Pinheiro, diretor cultural do Teatro João Caetano, que foi então apresentado à música popular gaúcha, a MPG.
Origens
Em outubro de 1982, Jerônimo Jardim, Bebeto Alves, Geraldo Flach, Loma, Raul Ellwanger, Pery Souza, Nelson Coelho de Castro, Galileu Arruda, Mauro Kwitko e Berenice Azambuja, sob direção de Ayrton dos Anjos e coordenação de Carlinhos Hartlieb, apresentaram o primeiro Música Popular Gaúcha na capital fluminense. No mesmo ano, o show esteve em Porto Alegre, circulando em seguida pelo Interior e pelo litoral do Estado.