Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), aos 51 anos, em virtude de complicações de um câncer inguinal, que afeta a região da virilha. Ele lutava contra a doença desde 2022. Nos últimos meses, entre idas e vindas ao hospital, a condição acabou se agravando.
Dedicado há mais de 30 anos ao pagode, o músico teve sua trajetória lembrada por diversas personalidades através de homenagens nas redes sociais.
A morte de Anderson foi comunicada pelo Molejo por meio de uma publicação no perfil oficial do grupo. Na imagem, os colegas destacam que a genialidade do vocalista, a força na luta contra o câncer e o amor aos palcos:
"Nosso guerreiro Anderson Leonardo lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao Molejo. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos".
Nos comentários, personalidades como Péricles e Paulinho Mocidade lamentaram a partida do artista. "Que tristeza… Deus o receba em sua glória", escreveu o ex-Exaltasamba.
"Já está nos braços do Senhor Jesus, estava faltando uma estrela na constelação do céu, agora não falta, e a sua missão foi brilhante e muito bem cumprida aqui neste plano espiritual", declarou Paulinho.
"Sinto muito, muito, muito mesmo. Recebam meu carinho, meu abraço", escreveu a atriz Erika Januza.
Veja outras declarações de familiares e amigos do músico
Leozinho Bradock, filho do cantor, prestou homenagens no Instagram e recebeu apoio de diversos artistas: "Tô no teu colo hoje, sempre e pra sempre", escreveu.
Claumirzinho Gomes, que também é integrante do Molejo, falou sobre a morte do amigo por meio de uma publicação no Instagram.
"Foi um guerreiro, forte, mas precisava descansar. Cumpriu o que tinha ser cumprido. Anderson se foi, mas fica o legado dele. Isso nunca vai morrer", apontou.
Compadre Washington, que ao longo do tratamento de Anderson manifestou mensagens de apoio ao amigo, fez uma homenagem ao músico. O integrante do grupo É O Tchan classificou o cantor como "ícone do pagode" e destacou que "seu legado irá ecoar por gerações".
Xande de Pilares:
"Estaremos juntos pela eternidade".
Alcione:
"Sua alegria e irreverência já nos fazem falta".
Dudu Nobre:
"Você foi um dos caras mais incríveis que conheci, vai na fé, meu amigo. Vamos sempre lembrar da sua alegria e do quanto você era uma pessoa fantástica".
Thiaguinho:
"Vou guardar pra sempre em meu coração os tantos momentos que tivemos juntos".
Xanddy:
"Alegra esse céu aí porque aqui essa notícia bateu forte e saudade já tá doendo!"
Belo:
"O Soweto fazendo 30 anos e eu esperando ter você no nosso palco. Somos todos muito mais felizes por que você continuará existindo em cada brincadeira de criança".
Emicida:
"Um ícone da minha infância. Triste por sua passagem. Que a terra lhe seja leve".
Buchecha:
"Você vai deixar uma lacuna nos corações dos brasileiros".
Vivianne Araújo:
"O céu a partir de hoje ficará muito mais divertido com a sua chegada".
Flamengo:
Anderson Leonardo era um torcedor apaixonado pelo Flamengo. O clube de futebol compartilhou no X (antigo Twitter) uma publicação falando sobre o amor do cantor pelo time e a trajetória dele:
"Levou alegria para milhões de brasileiros por décadas, cantando com irreverência e leveza".