Um dos grandes expoentes do pagode nacional, o grupo Molejo perdeu o vocalista Anderson Leonardo nesta sexta-feira (26). O cantor faleceu após uma longa batalha contra o câncer inguinal, no Rio de Janeiro.
Com mais de 30 anos de carreira, Anderson era, além da voz por trás de alguns grandes sucessos do grupo, compositor de canções que são lembradas até hoje pelo público brasileiro, incluindo Caçamba e Garoto Zona Sul. Além de vocalista, o músico também se destacou tocando cavaquinho nos palcos.
Criado no final da década de 1980, o Molejo é composto, atualmente, por Andrezinho (vocal e surdo), Claumirzinho (pandeiro), Lúcio Nascimento (repique), Robson Calazan (Tantan, caixa e reco reco) e Jimmy Bateria (bateria).
Acumulando canções que marcaram gerações, GZH elenca alguns hits do Molejo.
"Caçamba"
Foi o primeiro grande sucesso do grupo de pagode. A canção, escrita por Anderson, faz parte do primeiro álbum do grupo, lançando em 1993, intitulado Grupo Molejo.
"Cilada"
Quem nunca cantou "Não era amor/ Era cilada, cilada, cilada" entre amigos? A música, lançada em 1996 no álbum Não Quero Saber de Tititi, foi mais um dos marcos do pagode, que se popularizou nos anos 1990.
"Brincadeira de Criança"
Logo depois veio Brincadeira de Criança, do álbum de mesmo título lançado pelo grupo em 1997, que se difundiu entre o público infantil com versos como "Brincadeira de criança / Como é bom / Como é bom / Guardo ainda na lembrança". A faixa, inclusive, foi trilha sonora da novela Carrossel, exibida em 2012 no SBT.
"Dança da Vassoura"
Dança da Vassoura também faz parte do álbum Brincadeira de Criança (1997). Nos versos, "Me diga aonde você vai / Que eu vou varrendo / Diga aonde você vai/ Que eu vou varrendo" se tornou um dos grandes hits do grupo.
"Paparico"
Em Grupo Molejo vol. 2, álbum lançado em 1995, saiu Paparico, outro grande hit que marcou a passagem do grupo pelos palcos.
"Samba Rock do Molejão"
Apostando nas sonoridades do samba rock, o Molejo produziu o álbum Família, lançando a canção o Samba Rock do Molejão, em 1998.