Para inaugurar a primeira edição de 2024 do projeto Cenas Mínimas, o Centro Cultural da UFRGS apresenta o evento Batalha Show: Mulheres da Cena H2. A estreia ocorre nesta segunda (18), às 19h, no Centro Cultural da UFRGS, que fica localizado na Rua Engenheiro Luiz Englert, 333, no campus central da Universidade.
Na ocasião, as artistas Caroline “Kaliloo” Pinheiro, Greyse Dornelles e Carini Pereira se reúnem para receber mulheres atuantes na cena regional das danças urbanas em um encontro “batalha show”.
Nesta primeira edição, a proposta do projeto é aproximar o público dos elementos presentes na cultura hip-hop, como improvisação, musicalidade e diversão que caracterizam a dança. Tradicionalmente dominado por homens, o território em discussão tem sido cada vez mais dominado por mulheres, que vêm conquistando visibilidade e contribuindo para o desenvolvimento dessa arte.
Sobre as convidadas, Kaliloo é uma multiartista natural de Bagé (RS) e graduada em dança pela UFRGS. Já Greyse Dornelles ingressou na dança em 2012 e atualmente faz parte do coletivo Parte Delas, formado por mulheres negras que estudam jazz, funk e danças urbanas. Carini Pereira, por sua vez, é artista da performance e da teatralidade, graduada em dança pela UERGS.
História
Desenvolvido desde 2019, o Cenas Mínimas é um projeto voltado para propostas artísticas de pequeno formato nas mais diferentes áreas da performance. Após a apresentação, abre-se espaço para um bate-papo do público com as artistas convidadas. A contribuição é espontânea.