O cantor e compositor Nando Reis, 60 anos, deu um longo depoimento à revista Piauí falando sobre o vício em álcool e cocaína que o acompanhou por grande parte da vida. O texto foi publicado na última sexta-feira (28).
Reis, atualmente em turnê com os antigos companheiros da banda Titãs, declarou que o vício em bebida começou ainda na adolescência, aos 13 anos, e durou até os 53, quando ele deixou de beber de vez, recuperando sua sobriedade.
— Estou há quase sete anos sóbrio, mas não deixei de ser alcoólatra: consigo sentir a compulsão dentro de mim — disse Nando.
O músico comentou o efeito do uso do álcool na carreira dele:
— Eu era um cara inseguro e muitas vezes não me sentia à vontade no meio artístico. Tinha dificuldade de lidar com a hostilidade, a competitividade e a inveja no ambiente em que atuo. Esses sentimentos faziam com que eu me visse ameaçado e o álcool atenuava essa angústia.
Reis disse que o vício afetou a relação com os demais membros dos Titãs, banda que ele ajudou a fundar em 1982 e que deixou em 2002, após se lançar em carreira solo.
O artista também falou sobre o consumo de cocaína, que começou quando ele tinha 27 anos e o levou ao vício cruzado entre álcool e cocaína.
— Eu não me importava de ficar bêbado e cheirado, ao contrário: achava graça nisso. Me divertia sendo o mais doido, o que cheirava a maior carreira, o que bebia todas. Eu me tornei a figura folclórica, o cara que virava cinco noites sem dormir e fazia shows nesse estado. Fiz dezenas de apresentações completamente embriagado — admitiu.
Reis também contou como o vício afetou o casamento dele com a esposa, Vânia, com quem teve quatro filhos, e como as mortes do amigo e companheiro de banda, Marcelo Fromer, e da cantora Cássia Eller o levaram ainda mais para o fundo do poço.
Em 2016, em uma viagem para Seattle, nos Estados Unidos, Reis pensou em tirar a própria vida. Chegou a comprar uma pomada anestésica para passar no pulso e a quebrar uma garrafa para ter um objetivo cortante. O músico disse que esta não foi a primeira vez que ele tentou se matar. A redenção veio no mesmo ano, no dia em que ele iria se apresentar ao lado de Gilberto Gil e Gal Costa, em Brasília.
— Se eu me apresentasse bêbado ao lado do Gil, eu simplesmente ia arruinar a minha carreira — declarou o artista, que até hoje participa de reuniões dos Alcoólicos Anônimos.
Em janeiro de 2023, em entrevista ao Estadão, Reis afirmou que ter parado com o vício o ajudou a chegar aos 60 anos em pleno vigor físico e criativo.
— Me julgo mais saudável e mentalmente mais apto do que estava aos 50 anos. Não é uma impressão, é uma constatação. Claro, tem horas em que sinto vontade de me drogar, beber — afirmou à época.
Recentemente, Nando Reis lançou o podcast Lugar de Sonho. No segundo episódio de uma série de cinco, o músico falou sobre a difícil relação com os colegas dos Titãs e os motivos que o levaram a deixar a banda.
Procure ajuda
Caso você esteja enfrentando alguma situação de sofrimento intenso ou pensando em cometer suicídio, pode buscar ajuda para superar este momento de dor. Lembre-se de que o desamparo e a desesperança são condições que podem ser modificadas e que outras pessoas já enfrentaram circunstâncias semelhantes.
Se não estiver confortável em falar sobre o que sente com alguém de seu círculo próximo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O CVV (cvv.org.br) conta com mais de 4 mil voluntários e atende mais de 3 milhões de pessoas anualmente. O serviço funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados), pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil (confira os endereços neste link).
Você também pode buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no telefone 192, ou em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado. A lista com os endereços dos CAPS do Rio Grande do Sul está neste link.