Uma das mais tradicionais famílias do regionalismo gaúcho, Os Fagundes se reúnem na quarta-feira para um espetáculo especial. O veterano Bagre Fagundes (voz e gaitinha), 83 anos, estará no palco do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), em Porto Alegre, a partir das 20h, acompanhado de Ernesto (voz e bombo leguero), Neto (voz e violão) e Paulinho (voz e violão). Os ingressos custam entre R$ 70 e R$ 90 e podem ser adquiridos pelo site theatrosaopedro.rs.gov.br.
— Cantar ao lado dos filhos em um teatro do porte do São Pedro é um privilégio que poucos têm. Deus gosta tanto de mim. Me sinto muito feliz com essa oportunidade – declarou Bagre Fagundes, citado no material de divulgação do evento.
O título do show, De Filho pra Pai, foi tomado emprestado de uma composição de Ernesto Fagundes e Vaine Darde. "Pois é, pois é, a fruta/ Não cai longe do pé/ Pois é, pois é, filho de bagre/ Por certo peixinho é", diz a canção, que estará no repertório de quarta, atestando a herança cultural transmitida por Bagre Fagundes aos filhos.
Hino
Também serão apresentadas faixas como Canto Alegretense, Origens e Oração à Terra, além de surpresas. Composto por Bagre com o irmão Nico Fagundes (1934-2015), o Canto Alegretense, por sinal, tornou-se um hino informal do Rio Grande do Sul.
Boa parte do repertório do espetáculo é de autoria de Bagre, incluindo suas parcerias. Essas canções, que marcaram a vida familiar, serão interpretadas com a marca registrada dos Fagundes: bom humor, simpatia e excelência musical.