A cantora Rita Lee, que morreu aos 75 anos nesta segunda-feira (8), acumulou fãs pelo país e ficou conhecida como a rainha do rock brasileiro. Nesta terça-feira (9), a roqueira foi lembrada por diversas personalidades do mundo artístico, que lamentaram sua morte nas redes sociais.
O músico Roberto de Carvalho, companheiro de Rita desde 1976, fez uma publicação em conjunto com o perfil da artista. Na legenda, escreveu: "É tarde, já vou indo. Preciso ir embora, até amanhã…".
A cantora Preta Gil publicou uma mensagem falando sobre Rita. "Eu tive o privilégio de conviver com minha ídola, com minha musa, desde a minha infância até a vida adulta, cantamos juntas, rimos juntas, um grande presente!!!!", escreveu Preta.
Quem também deixou uma homenagem para a rainha do rock foi a cantora Pitty. "Brilhará eternamente pra mim. Nunca haverá outra Rita Lee. Obrigada por existir!", publicou no Twitter. "Guardo com carinho todas as resenhas, os papos, as lições, a inspiração e a graça. Viaje bem, meu amor", acrescentou Pitty no Instragram.
O cantor Lulu Santos deixou uma mensagem para os filhos de Rita pelo Twitter: "Roberto, Beto, Antônio e João: É nossa sua perda, nossa sua dor", publicou.
A atriz Glória Pires publicou no Twitter: "Grande, imensa Rita Lee! Gratidão por compartilhar sua luz. Ela brilhará para sempre. Descanse em paz".
A apresentadora Xuxa Meneghel publicou uma foto com Rita no seu perfil do Instagram como forma de homenagem. "Te amo", escreveu na legenda.
A apresentadora Astrid Fontenelle também deixou sua homenagem à Rita no perfil do Instagram: "Como AMO, AMAREI pra sempre Rita! Meu disco da adolescência, minha musa fashion, melhor participante do Saia... Tanta coisa boa, importante. Combinamos um dia de fazer tatuagem juntas… Não deu tempo!", lamentou.
Arnaldo Baptista falou sobre a trajetória de Rita com os Mutantes. Os dois integraram a banda durante seis anos ao lado do guitarrista Sérgio Dias e foram casados por quatro anos. "Rita Lee trouxe para os Mutantes um lado circense, que envolveu humor, roupas e instrumentos que ela tocava, como o Theremin", comentou ele.
"Comadre Rita, Anibal, cabrinha, caprichosa capricorniana, amiga... Descansa, minha irmã. Amo você. Um abraço fraterno da família Gil nos meninos Roberto, Beto, João e Antonio, nos familiares e amigos e nos fãs, assim como eu", escreveu Gilberto Gil em seu Instagram.
O cantor Milton Nascimento compartilhou um vídeo cantando Mania de Você com Rita e se disse triste pela partida da amiga:
O músico argentino Fito Páez também deixou sua homenagem: "Rita, meu amor! Seu sorriso e sua música trouxeram alegria e liberdade a este mundo. Todos nós que amamos você perdemos um artista e uma pessoa inestimável".
A cantora Maria Rita citou a relação entre a mãe, Elis Regina, e Rita Lee, e declarou: "Eu te amo… Que sua passagem seja em paz. Fique com a certeza de sua missão cumprida e ficaremos nós aqui na missão de fortalecer sua luz para todo o sempre".
A cantora Fafá de Belém publicou um vídeo em que fala sobre a rainha do rock.
— Rita parte e leva com ela a anarquia, a brincadeira, a liberdade, a voz de muitas mulheres, a voz de muitas gerações. Rita era a luz, a irreverência, a brincadeira. (...) Vai em paz minha amiga. Encontre a paz e a tranquilidade — afirma na gravação.
O rapper Emicida escreveu no Twitter: "Que a terra lhe seja leve, padroeira da liberdade! Obrigado Rita Lee, 1 zilhão de vezes, obrigado".
"Obrigada minha ídola Rita Lee! Te amo! Assisti todos os shows, ouvi todos os discos, cantei e dancei todas as músicas, copiei todos os looks", escreveu a atriz Debora Bloch em publicação homenageando cantora.
A atriz Mel Lisboa publicou uma sequência de fotos com Rita Lee. "Hj dói muito, mas me sinto privilegiada por ter existido na mesma época que você. Por ter tido a ousadia de subir no palco fingindo ser você. Por ter tido a honra de ter estado ao seu lado nesses últimos 10 anos", legendou.
Diretor da TV Globo, Boninho também deixou sua homenagem nas redes sociais. "Quantos shows eu fui ver, acho que desde os cinco anos de idade, quantos videoclipes fizemos juntos. Que saudade você vai deixar", escreveu na legenda de uma publicação. Ele ainda compartilhou outros vídeos em que conta curiosidades de gravações que ele e Rita fizeram juntos.
A jornalista Sandra Annenberg publicou: "Rita Lee, você jamais vai morrer".
No Mais Você, a apresentadora Ana Maria Braga se emocionou com a notícia ao vivo.
— Eu confesso que, por mais que a gente espere, a gente estava acompanhando o estado de saúde dela, a hora que eu estava aqui e me falaram da notícia foi quase inevitável o baque de falar. Porque tem pessoas que a gente as imagina eternas. Ela será sempre minha rosa-choque — falou.
O anúncio foi dado por meio de nota publicada no Instagram de Rita. Nos comentários da postagem, celebridades deixaram mensagens: "Estou sem chão. Devastado. Coração partido. Te amo para sempre", disse João Lee, filho da cantora. "Viva a eterna rainha do rock. Obrigado por tudo", escreveu o cantor Johnny Hooker.
O ator Marcelo Serrado agradeceu: "Dia triste! Para sempre, Rita. Obrigado por tudo". A atriz Bárbara Paz comentou: "Insubstituível. Rita Lee!". "Tristeza gigante, do tamanho do amor pela Rita", declarou a cantora Maria Gadú.
A cantora Wanessa Camargo também deixou um comentário: "Todo meu carinho e amor a vocês, querido! A maior e a melhor de todos os tempos".
A morte
Rita tinha sido diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e estava em tratamento contra a doença desde então. No ano passado, chegou a anunciar que o câncer estava em remissão. Ela deixou três filhos, João, Beto e Antônio, como o músico Roberto de Carvalho, além de netos.