Quase uma semana para o Rap In Cena World, a expectativa é grande entre os artistas que vão se apresentar no evento. Há quem já tenha o repertório na cabeça, quem já pense na energia do público ou quem já tenha garantido participações especiais no show.
O festival ocorre nos dias 15 e 16 de outubro em Porto Alegre, ocupando o Parque Maurício Sirotski. Estão previstas mais de 60 apresentações no evento, que contará com nomes como Racionais MC's, Matuê, Flora Matos, Filipe Ret, Cynthia Luz, L7nnon e Djonga.
Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla. Há a opção de entrada solidária, com desconto mediante a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis no dia do festival.
Para GZH, alguns artistas compartilharam suas expectativas para o festival e o que dá para esperar de suas apresentações. Confira abaixo.
Nitro Di (Da Guedes)
"O que se pode esperar de mim e do Da Guedes é um show de alta performance, digno de um grande festival. Vamos apresentar todos os nossos grandes sucessos e relembrar todo nosso tempo de estrada. Esperamos que todo mundo cante com a gente. A nossa expectativa é a melhor possível. Sabemos que se trata de um mega festival, já participamos de grandes eventos como Planeta Atlântida e outros festivais nacionais, mas toda vez que temos uma apresentação assim grande, a gente sabe que a troca de energia com o público vai ser intensa. Vamos fazer um show com muita energia, apresentando nossos sucessos tanto para o pessoal das antigas quanto para a galera mais nova conhecer nossa história, a história do rap do Sul do Brasil. Vamos representar lá no palco."
Cristal
"Estamos preparando uma apresentação bem dinâmica, trazendo um pouco mais de elementos das nossas músicas. Trazendo participações que ajudaram a gente a contar um pouco da nossa história. Vai ser bem lindo, a gente está preparando tudo com muito carinho. Com a emoção que a gente quer que as pessoas sintam vendo a nossa performance. É sempre demais a gente poder ter a experiência de poder entrar em contato com públicos diferentes. Festival sempre é uma caixinha de surpresa, mas uma energia muito indescritível. A galera está sempre pela adrenalina, quer ouvir todos os shows, quer estar na vibe máxima. Então, a gente sabe que se entregarmos com muita energia, vai ter uma resposta positiva. Vai ser muito massa!"
Rafa Rafuagi
"Vai ser um show também em homenagem ao Museu da Cultura Hip Hop RS. Vai ser um show com participações especiais, abrindo espaço também para novos nomes do rap nacional, principalmente do Estado. Nomes de homens e mulheres, que necessitam cada vez de mais espaço. Para mim é uma alegria, participo do Rap in Cena desde seu início, em 2014. Assim como já ter tocado em vários festivais pelo mundo, tenho certeza que o Rap in Cena não perde em nada para esses grandes eventos. Vai ser mais um grande evento do nosso hip hop nacional, que a gente terá o prazer de estar colaborando."
MV Bill
"É um grande festival, e vai ser minha primeira vez tocando nele. Como tem um tempo que não faço show em Porto Alegre, desde antes da pandemia, acho que vai ser uma grande oportunidade para trazer os sons novos que lancei nesse período. E apresentar também os nossos clássicos, que a gente sabe que as pessoas que curtem rap gostam bastante. Expectativa é enorme, porque a gente sabe da grandiosidade do evento. A gente fica muito feliz em saber que o evento está de olho nos artistas da nova geração, mas sabem a importância daqueles nomes que fizeram a pavimentação, criaram o alicerce, para que a cena pudesse se edificar e se fortalecer nos dias de hoje."
Kamilla CDD
"É uma satisfação enorme estar voltando a Porto Alegre, dentro do festival Rap in Cena. O que o público pode esperar da nossa apresentação é muito rap, muito boom rap, muito trap, muita alegria, muita informação. Vamos fazer um repertório bem bacana para geral."
Ari (ConeCrewDiretoria)
"Expectativa lá em cima para pode entregar o máximo para os gaúchos, como sempre. Claro, também para compartilhar o palco com vários amigos de longa data. Porto Alegre é um lugar muito importante para ConeCrewDiretoria. Foi o primeiro lugar que a gente fez show fora do Estado do Rio de Janeiro. Então, a gente sempre vai lembrar com carinho do pessoal do Rio Grande do Sul. Sempre é bom tocar aí."
Boombeat (Quebrada Queer)
"Estamos muito ansiosos para fazer esse show. É nossa primeira vez na cidade, nosso primeiro encontro com os fãs de Porto Alegre que pedem, há um bom tempo, a nossa presença. Estamos contentes com o convite do Rap in Cena. Vamos apresentar um show com bastante diversidade, com muito rap, muita música militante para dançar, pois gostamos de colocar o dedo na ferida. Isso é uma das bases do Quebrada Queer, trazer o rap com esse lugar de provocação, de questionamento. É o show da tour do disco que a gente lançou esse ano, chamado Holofote. A gente vai chegar com tudo, muito animados para fazer nossa estreia na cidade."
Cynthia Luz
"No Rap in Cena World, o meu show vai ser maravilhoso. Vou com a minha banda completa e a gente está com um repertório novo, de turnê nova e, daqui a pouco, álbum novo. Aguardem. Vamos com energia total. Saudades do Rap in Cena. A gente se vê lá."
As atrações do Rap in Cena World
Sábado
Filipe Ret, Poze do Rodo, L7nnon, Froid, Tasha & Tracie, Djonga, Cynthia Luz, Febem, Cristal, Chefin, Md Chefe & DomLaike, Rafuagi, Quebrada Queer, Bob013, Mariana Marmontel, Sik011, Dj Micha, Versa, Abu, Azzy, Hyperanhas, Babu e Paizão Records, Igao, Kyan, Lc Advanced, Dropping, Viralataz, Ph Original, Poetas Vivos, Samambaia, Dona Maria MC, CP no Beat, Dj Ninja, Milkshake, Buiu, Tufa, Txai Rap, Xamuel e Dubaile, DDX$, Negra Jaque, Branco, Rua 3, Rafo, Makani, Job Sls, Trip54, Diazz GG, Batalha da Aldeia e Batalha do Olimpo.
Domingo
Racionais MCs, Matuê, Teto, Orochi, Cone Crew Diretoria, Flora Matos, Bin, Mv Bill + Kamilla CDD, Yunk Vino, Major RD, Da Guedes, UCLÃ e Jô, Clara Lima, Poesia Acústica + (Budah, DK47, Kayua, Ducon) Long Beatz + (Cartel Mc’s, Tvlisson, Romano) Trulin, Zudizilla, Luka Pumes, Cachola, Dom’R, Ivs, Yasmin, Saulit, MilkShake, Coch, Dickjay.