Quem circula pelo TikTok provavelmente já deparou com a música Glimpse of Us, um R&B melódico cuja letra fala sobre seguir vislumbrando o ex enquanto se está com uma nova pessoa. A faixa, assinada por Joji, fez sucesso rapidamente por conta da plataforma — na qual embala, até agora, 659,3 mil vídeos — e, na semana passada, foi a música mais ouvida no Spotify, à frente inclusive de Beyoncé, com Break My Soul.
Mas além de vídeos românticos, outro conteúdo sobre o cantor têm feito sucesso no TikTok: a revelação de que, antes de ser Joji, o japonês cujo nome de batismo é George Kusunoki Miller era conhecido na internet como Filthy Frank.
Marcado por seu humor absurdo, pesado e ofensivo, o personagem fazia sucesso no YouTube no início dos anos 2010. Ele protagonizava esquetes fazendo coisas como, por exemplo, preparar um bolo feito de vômito ou falar sobre uma explosão de diarreia.
Paralelamente, ele incorporava o Pink Guy, quando se vestia com um collant rosa e saía nas ruas pregando peças nas pessoas. Esse personagem, por sinal, deu origem a um dos maiores memes da época: o Harlem Shake.
Mas essa fase passou e, em 2017, Miller anunciou que iria focar na carreira musical que, segundo ele, era a sua verdadeira paixão. Em entrevista à Billboard, na época, ele disse que se sentia estagnado artisticamente.
— Foi um humor iniciado quando eu estava no Ensino Médio. Então, naturalmente, à medida que envelheci, me cansei desse humor — contou. — Assim como as pessoas estagnadas fazem, eu alimentava vícios e bebia muito álcool. Agora sinto como se fosse um renascimento, começo de novo e deixo essas coisas ruins para trás.
Na mesma entrevista, ele firmou que gostaria de ser conhecido como Joji — que, diferentemente de Filthy Frank, não era um personagem e, sim, ele mesmo. Parece que, com o tempo, seu desejo tem sido atendido. Sua música, que transita entre o R&B e o trap, com letras melancólicas, tem feito o artista ser conhecido por um novo público.
Ele já lançou dois álbuns: Ballads 1, de 2018, e Nectar, de 2020, que figuraram nas paradas de álbuns da Billboard. Suas músicas mais conhecidas, antes de Glimpse of Us, são Run, Sanctuary e Slow Dancing in the Dark.
"Joji vem produzindo músicas bonitas e eficazes há algum tempo. Glimpse of Us não é apenas o seu primeiro lançamento desde o aclamado álbum de 2020, Nectar, mas também seu primeiro single desde uma apresentação particularmente interessante no Coachella", avaliou a editora da Billboard, Lyndsey Havens, lembrando o show do cantor em abril deste ano. "Quando você leva tudo isso em consideração e adiciona os benefícios da viralidade, Glimpse of Us estava destinado a decolar".