Kanye West está sendo processado por usar samples sem pedir autorização na música Flowers, de seu disco mais recente, Donda 2. O álbum foi lançado em fevereiro exclusivamente no Stem Player, plataforma de streaming vendida pelo rapper.
Conforme a Billboard, a faixa tem trechos de Move Your Body (também conhecida como The House Music Anthem), música de Marshall Jefferson. Lançada em 1986, a canção se tornou icônica da house music e, naquele ano, chegou à posição 34 da parada Billboard Hot 100.
O processo que tramita na Justiça de Nova York diz que trechos da música são "repetidos pelo menos 22 vezes" em Flowers. Os autores também criticam a postura do cantor com artistas menores: "West luta pelos direitos dos artistas, no entanto, não tem vergonha de pegar os direitos de alguns deles".
Segundo o processo, o uso do sample foi "deliberado", pois representantes de West teriam se encontrado com o selo de Jefferson, o Ultra Internactional Music Publishing, e admitido o uso da faixa sem aviso. "Os réus sabem e foram informados de que não possuem uma licença para utilizar a composição e, ainda assim, continuam a infringir intencionalmente em flagrante desrespeito aos direitos de propriedade", diz o documento.
Este não foi o primeiro processo envolvendo os últimos projetos do rapper. Recentemente, o o pastor americano David Paul Moten acionou o cantor por utilizar um sermão dele no disco Donda, lançado no ano passado. West teria usado falas do sacerdote em sample da faixa Come To Life, sem pedir permissão.