Para além do dócil Cornélio de O Cravo e a Rosa, novela de Walcyr Carrasco que está sendo reprisada na Globo, Ney Latorraca tem um currículo extenso na TV: deu vida a personagens emblemáticos como o Conde Vlad, de Vamp, e o Barbosa, de TV Pirata. Por isso, o público, acostumado a vê-lo em diversas produções ao longo das últimas cinco décadas, pode estar estranhando a ausência do ator na telinha.
É que, em 2017, o artista que hoje tem 77 anos anunciou a aposentadoria (pelo menos, dos folhetins).
— Está na hora de eu parar. Não quero mostrar minha decrepitude. Quero ficar em casa, descansar, viajar — declarou, na época, em uma entrevista coletiva do musical Vamp.
Sua última atuação em novelas foi em Novo Mundo (2017), como o Sir Edward Millman, na reta final do folhetim das 18h. Nos anos seguintes, fez participações especiais no humorístico Tá no Ar: a TV na TV (2018) e na série Cine Holliúdy (2019).
Porém, desde 2012, o ator já não seguia trabalhando no mesmo ritmo. Naquele ano, ele passou 50 dias recebendo tratamento intensivo em um hospital no Rio de Janeiro após uma cirurgia para a retirada da vesícula causar uma infecção em outras partes do corpo.
— Talvez essa coisa tivesse acontecido comigo porque eu não estivesse tratando a vida como deveria, então ela deu um "opa!". Eu deixei de ser o ator que eu era e fiquei meio "tá bom, sou contratado, vou, faço uma coisa assim, tudo". Então eu tinha que voltar para o meu lugar, sabe, voltar para ser protagonista da vida e dentro do meu trabalho também. Eu não posso ser coadjuvante — contou, logo após receber alta, em entrevista ao Fantástico.
Em 2018, Ney foi homenageado na 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado por sua prolífica trajetória no teatro, na TV e no cinema.
— Ele merece todas as homenagens do mundo, pelo ator que você é, pela pessoa que você é — destacou a atriz Claudia Raia ao entregar o Troféu Cidade de Gramado ao colega.
Testamento pronto
Ney parece mesmo focado em curtir a vida. Em entrevista ao programa da TV Cultura Persona in Foco, no início do ano passado, o ator disse que usufrui até hoje do patrimônio adquirido com o sucesso de O Mistério de Irma Vap, peça que ficou 11 anos em cartaz.
O ator contou, inclusive, que seu testamento já está pronto. Como ele não tem filhos, deixará tudo para instituições como o Retiro dos Artistas e a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).
— É um desejo da minha mãe também. Acho que é assim que tem de ser. O que eu ganhei com o teatro tem de voltar para essas causas. Essa é a missão do artista, pelo menos para mim — explicou.
Novos projetos
Passada a pandemia, Ney Latorraca deve voltar ao teatro ainda em 2022, num espetáculo escrito especialmente para ele por Heloísa Périssé. Na peça Seu Neyla — cujo título é uma brincadeira com o nome que as pessoas acham que o ator tem —, ele vai trabalhar com quatro atores num formato híbrido entre o presencial e o online. O elenco estará no palco contracenando com Ney, que vai aparecer numa transmissão ao vivo.
Porém, é possível que vejamos o eterno Cornélio em outras produções da Globo no futuro. Segundo a colunista de O Globo Patrícia Kogut, ele teve seu contrato com a emissora renovado em 2021.