A cantora Marília Mendonça, ícone do sertanejo brasileiro e rainha da sofrência, morreu nesta sexta-feira (5), aos 26 anos. O avião que a compositora estava com outras quatro pessoas caiu no interior de Minas Gerais. Não houve sobreviventes.
Nascida em 22 de julho de 1995, no município de Cristianópolis, no interior de Goiás, Marília Mendonça era cantora, compositora e instrumentista — teve seu primeiro contato com a música aos 12 anos, quando frequentava a igreja. Embora o talento já fosse observado pela família desde a infância, o pontapé inicial da carreira ocorreu somente aos 19, quando surgiu uma oportunidade de viajar para São Paulo.
Antes de ingressar em sua jornada pelos palcos, Marília teve suas composições interpretadas por medalhões da música sertaneja como as duplas Jorge & Matheus, Henrique & Juliano, João Neto & Frederico e Matheus & Kauan. Além disso, ela também compôs para nomes conhecidos da música popular como o cantor Cristiano Araújo, que faleceu em 2015, em um acidente de carro.
Marília estourou nas paradas de sucesso de todo o país em 2015, quando tinha apenas 20 anos, tornando-se um fenômeno da música sertaneja brasileira, após o lançamento de seu EP Homônimo. O hit Infiel chegou ao segundo lugar do Top 100 de músicas mais tocadas do Brasil, recebendo o certificado de diamante triplo e a cantora angariou o título de "rainha da sofrência".
Em 2017, o segundo álbum da artista Realidade recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. Em 2019, a cantora lançou o álbum Todos os Cantos, com shows gravados pela cantora em todas as capitais brasileiras. Com o álbum, novamente a goiana ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, além do disco de tripla platina pelas 240 mil cópias vendidas.
Com os quatro álbuns lançados — Marília Mendonça: Ao Vivo (2016); Realidade (2017); Todos os Cantos (2019); e Nosso Amor Envelheceu (2021)—, a cantora somou mais de 20 prêmios pelos seus trabalhos, entre os quais estão três Troféus Imprensa e quatro Prêmios Multishow de Música Brasileira.
A rainha da sofrência também tornou-se sucesso nas redes sociais. No Spotify, ela ultrapassou a marca dos 8 milhões de seguidores. O perfil do Instagram da cantora conta com quase 40 milhões de inscritos. No Twitter, ela soma mais de 7 milhões de seguidores. A última publicação de Marília no Instagram foi postada na tarde desta sexta-feira (5), horas antes do acidente, com um vídeo em que divulgava o fim de semana de shows em Minas Gerais.
Entre 2020 e 2021, durante a pandemia de coronavírus, Marília deteve o recorde de live com maior número de visualizações no mundo. O show online alcançou a marca de 3,3 milhões de views no Youtube.
Estrela da música e mãe
Já famosa e consagrada como ícone do sertanejo feminino nacional, ou "feminejo", Marília decidiu que queria viver a maternidade. Em 16 de dezembro de 2019, a rainha da sofrência tornou-se mãe do pequeno Leo, fruto do seu relacionamento com o cantor e compositor Murilo Huff, com quem iniciou o relacionamento em janeiro daquele ano.
Mãe carinhosa, em comemoração aos 11 meses do filho Marília lançou uma música em homenagem a Leo. No primeiro aniversário do pequeno, ela publicou homenagens pelas redes sociais. Até o momento, não há informações sobre quem ficará responsável pelo menino, que completará dois anos no próximo mês.