No Rio Grande do Sul, há três ritmos que predominam: música tradicionalista gaúcha, funk e sertanejo. Ao menos é o que aponta a ferramenta Every Place at Once.
Criado pelo engenheiro de software Glenn McDonald, o site verifica o que predomina musicalmente em diversas cidades do mundo pelo Spotify. A plataforma é um braço do projeto Every Noise at Once, que mapeia os gêneros musicais ouvidos no serviço de streaming.
É possível conferir no Every Place at Once os principais ritmos ouvidos em dezenas de municípios do Estado — não são todas as cidades que estão cadastradas. Em Porto Alegre, por exemplo, o que está no topo da lista é a "música gaúcha tradicionalista" (classificação do serviço que abrange os gêneros regionais do RS). O mesmo ocorre em cidades como Santa Maria, Caxias do Sul, Canoas e Novo Hamburgo.
Por outro lado, o funk carioca é o ritmo mais ouvido em outras cidades da Região Metropolitana, como Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Viamão, Sapiranga, Cachoeirinha, Gravataí e Sapiranga. O domínio funkeiro se estende para municípios do Litoral (casos de Capão da Canoa e Torres), Sul (Pelotas e Rio Grande), Vale do Rio Pardo (Santa Cruz do Sul), Noroeste (Santa Rosa), Serra (Bento Gonçalves) e Fronteira Oeste (Uruguaiana).
Já o sertanejo pop ou universitário surge na lista de cidades do Norte (Erechim e Passo Fundo), Vale do Taquari (Lajeado), Noroeste (Ijuí) e Vale do Paranhana (Taquara).
Além da música gaúcha tradicionalista, Porto Alegre agrega classificações bem específicas no levantamento realizado pela ferramenta (confira ao final deste texto). Em 16º aparece rock curitibano e em 11º surge o hard rock brasileiro. No top 4, há rock gaúcho (2º), rock brasileiro (3º) e bandinhas (4º).
Aliás, os gêneros derivados do sertanejo (seja universitário ou pop) e do funk (carioca, ostentação, paulista, entre outros) são recorrentes nas cidades gaúchas listadas pela plataforma. O rock nacional também costuma surgir em posições intermediárias no ranking de ritmos dos municípios.
Além da música gaúcha tradicionalista, há espaço para um ritmo peculiar do Estado: o gênero bandinhas — que agrega grupos como Os Atuais, Musical JM, Terceira Dimensão etc. — costuma marcar presença na lista da maioria dos municípios. Em Caxias do Sul, por exemplo, ocupa o segundo lugar.
Para GZH, McDonald explicou que o Every Place at Once começou mapeando os gêneros ouvidos nos países. Contudo, como as nações são musicalmente diversificadas, as cidades eram o próximo passo.
— Com o streaming, temos acesso a quase tudo, mas apenas ter acesso não é suficiente. Como sabemos o que procurar? Assim, muitos dos meus projetos são tentativas de usar dados de escuta para organizar o mundo da música para que nós, como ouvintes individuais, possamos nos beneficiar do conhecimento coletivo — destacou.
Como o Spotify identifica de onde cada usuário está utilizando o serviço, o Every Place At Once usa a escuta coletiva de cada cidade para descobrir o que é particularmente popular na região. Segundo o engenheiro de software, a lista se forma por uma pontuação combinada de quão popular uma música é em uma cidade e quanto da audição global dessa música vem dessa cidade.
— Esse método nos permite descobrir artistas locais por uma simples contagem, mesmo em lugares onde artistas pop globais são os mais populares — justifica.
As músicas populares de cada cidade, que são rastreadas pelo sistema de pontuação, acabam sendo reunidas em uma playlist automática gerada pela plataforma. McDonald ressalta que, apesar da pontuação e os dados subjacentes não serem publicados, as músicas em cada playlist estão em ordem de classificação, começando com a mais popular. Consequentemente, essa lista de reprodução também se torna um gráfico. Contudo, as playlists são limitadas apenas à música principal de cada artista.
Na playlist de Porto Alegre, é um pagode que ocupa o primeiro lugar: a faixa Hackearam-me, do grupo ViroZueira. Em segundo lugar está Pela Cordeona do Tempo, de Leonel Gomez. A lista de reprodução conta também com nomes como Nei Lisboa, Luiz Marenco, Guto Gonzalez e Vera Loca, entre outros.
A lista dos gêneros que predominam em Porto Alegre, conforme o Every Place at Once:
- Música gaúcha tradicionalista
- Rock gaúcho
- Rock brasileiro
- Bandinhas
- Música gaúcha
- MPB
- Punk brasileiro
- Pagode
- Bossa nova
- Reggae brasileiro
- Hard rock brasileiro
- Novo rock gaúcho
- Pagode novo
- Pop rock brasileiro
- Rap gaúcho
- Rock curitibano
- Sertanejo universitário