Estreia neste sábado (20), às 23h20min, no canal A&E, o documentário As Nove Vidas de Ozzy Osbourne. Trata-se de um especial de duas horas com depoimentos em primeira pessoa exclusivos da lenda do heavy metal.
A produção busca abranger as diferentes fases da vida e da carreira do cantor. Relembre aqui 10 momentos marcantes da trajetória de Ozzy Osbourne.
Prisão na adolescência
Ozzy abandonou a escola aos 15 anos e passou a trabalhar em diferentes ocupações. Para impressionar seus vizinhos delinquentes e ganhar um dinheiro fácil, também começou a realizar furtos e roubos. Ao roubar uma loja de roupas, foi flagrado e passou seis semanas na prisão.
Amor pelos Beatles
Ozzy nunca escondeu sua admiração pelos Beatles. Seu disco favorito é Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Em entrevista para um documentário, afirmou que decidiu se tornar um rockstar quando ouviu pela primeira vez She Loves You tocar no rádio.
Expulsão do Black Sabbath
Em 1979, a tensão entre os membros do Black Sabbath estava insuportável. O principal motivo era o uso abusivo de drogas por Ozzy, o que ocasionou sua expulsão do grupo. O cantor começou a carreira solo amparado pela criatividade do guitarrista Randy Rhoads, que Ozzy considerava sua "alma gêmea sóbria". A parceria foi abreviada por um acidente aéreo que tirou a vida de Randy aos 25 anos de idade.
Pombas sem cabeça
Em 1981, Ozzy e a empresária Sharon Arden, que mais tarde se tornaria sua esposa, levaram um casal de pombos para uma reunião na gravadora CBS. A ideia era causar boa impressão entre os executivos da empresa, demonstrando que Ozzy vinha em missão de paz, depois de meses com uma relação difícil. Ao chegar na reunião, soltaram os pombos pelo ar, deixando os executivos realmente surpresos e encantados. Mas Ozzy estragou tudo quando se irritou com uma funcionária da empresa e, para causar espanto e fazê-la parar de falar, arrancou a cabeça das aves com mordidas. Nunca mais gravou pela CBS.
O morcego
Depois que a história dos pombos se popularizou, os fãs começaram a levar para os shows do cantor objetos cada vez mais estranhos, na esperança de que, ao jogá-los no palco, o ídolo os mordesse de forma impiedosa. Em 20 de janeiro de 1982, no Veterans Memorial Auditorium, em Iowa, um jovem atirou a ele um morcego. Ozzy pensou que se tratava de um brinquedo e partiu para a dentada. Quando o sangue começou a escorrer pelo seu queixo, percebeu que se tratava de um ser vivo. Saiu do palco imediatamente e foi levado para um hospital para tomar vacina antirrábica. Anos depois, o ídolo reviveu a cena de forma cômica em uma participação especial no filme Little Nicky (2000), de Adam Sandler.
Fim do primeiro casamento
Ozzy casou-se pela primeira vez em 1971 com Thelma Riley, com quem teve dois filhos, Jessica e Louis. Com o relacionamento cada vez mais difícil, afetado pelo uso abusivo de drogas do cantor, o casal se separou no início de 1982. "Ela era uma pessoa muito boa, me deu dois filhos, mas eu transformei a vida dela em um inferno por ser egoísta, vaidoso e autocentrado", afirmou Ozzy em uma entrevista para a TV. Poucos meses após a separação, em julho de 1982, ele se casou com Sharon, que também é sua empresária até hoje.
The Osbournes
Ozzy acabou com o que restava de sua imagem pública de senhor das trevas com o seriado The Osbournes, que foi transmitido em diferentes países pela MTV. O reality show permaneceu no ar de 2002 a 2005. Nos episódios, o monstro dos palcos podia ser visto em toda sua vulnerabilidade, com problemas para usar o controle remoto da TV, brigas com vizinhos e resistência para fazer exercícios.
Acidente de quadriciclo
Em 2003, Ozzy saiu para um passeio tranquilo e energizante de quadriciclo por uma área rural próxima a Londres. Não demorou muito para o cantor aumentar a velocidade e sofrer uma queda com graves consequências. Ele foi levado sem consciência para o Wexham Park Hospital, em Slough, na parte oeste de Londres, onde passou por uma cirurgia de emergência. Com o acidente, teve uma clavícula quebrada e oito costelas fraturadas, causando também danos às vértebras do pescoço.
Quem diabos é Justin Bieber?
Em 2010, quando Justin Bieber era o maior fenômeno do pop mundial, Ozzy demonstrou total desconhecimentos sobre o jovem. Em uma entrevista ao programa de TV A Different Spin, o apresentador Mark Oppus, do Blink 182, perguntou a Ozzy se ele estava escutando muito Justin Bieber. Ozzy devolveu: "Quem diabos é Justin Bieber?".
Doença degenerativa
Em 21 de janeiro 2020, Ozzy apareceu ao lado de Sharon no programa Good Morning America. A intenção era desmentir manchetes escandalosas sobre a saúde do cantor — alguns sites afirmavam que ele estava "em seu leito de morte". O casal afirmou que a situação não era tão grave, porém Ozzy estava realmente doente, enfrentando Parkinson. Segundo Sharon, a doença tem feito com que "ele tenha um dia bom, outro dia bom, e então um dia realmente muito ruim".