Palco de shows memoráveis em Porto Alegre no passado, o Gigantinho deve voltar a fazer história em um futuro próximo. O ginásio do Internacional será administrado pelas produtoras gaúchas Opus e DC Set e, após reforma, irá receber novamente apresentações nacionais e internacionais, entre outros eventos. Conforme os planos do consórcio, o espaço será inteiramente modernizado.
De acordo com Cicão Chies, sócio da DC Set, o Gigantinho será quase todo refeito. Do ginásio original, só restariam cimento e ferro. A expectativa é que se torne um local mais preparado para abrigar espetáculos.
— Um lugar onde o público tem um tratamento diferenciado, uma comodidade em assistir ao espetáculo, como o artista também passará a ter. Que a pessoa tenha facilidade de acesso, a comodidade de cadeiras e camarotes, além de opções diversas de alimentos e bebidas — descreve Cicão.
O ginásio terá o perfil multiuso para abrigar também eventos esportivos. A arquitetura na reforma seguirá a linha do Beira-Rio, remodelado para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Anualmente, o clube terá algumas datas reservadas para utilizar o espaço.
Entre as melhorias previstas na reforma está a instalação de um sistema de climatização e a colocação de cadeiras em toda a arquibancada do ginásio. O Gigantinho poderá se adaptar a diferentes formatos de eventos: do pequeno (para até 3 mil pessoas) ao grande — estima-se que a capacidade máxima poderá ser de até 12 mil pessoas.
Uma das queixas históricas a respeito da realização de shows no local está relacionada à acústica — o Gigantinho não foi projetado para ser uma arena de concertos musicais. Segundo Carlos Konrath, sócio-presidente da Opus, a acústica terá atenção total no projeto:
— É fundamental. Tanto o isolamento acústico quanto o tratamento acústico. Isso está no DNA da Opus. Já construímos aproximadamente 10 casas pelo Brasil. Não tenha dúvida.
Konrath destaca também que o Gigantinho irá fomentar uma rede de gastronomia e entretenimento em seu espaço:
— Vamos ter um olhar muito cirúrgico para essas operações de gastronomia.
Situação
Após convocação por edital lançado em 2019, a proposta apresentada pelo consórcio formado pelas duas produtoras gaúchas atendeu aos requisitos pretendidos pelo Inter e foi a escolhida entre três concorrentes.
No dia 13 de outubro, o clube e as produtoras assinaram o protocolo de intenções da parceria para remodelação do Gigantinho e sua gestão até 2040. A relação está oficializada e foi encaminhada para o Conselho Deliberativo, que deverá convocar uma sessão extraordinária para submeter o acordo à apreciação do plenário. Depois disso, será iniciada a elaboração da minuta do contrato com a Opus/DC Set.
— Esperamos que as próximas etapas aconteçam o mais rápido possível para a gente começar o nosso trabalho — atesta Cicão.
Após o início da obra, a estimativa de finalização do novo ginásio seria de dois anos, calculam as produtoras. No entanto, estuda-se que sejam realizadas programações simultâneas às reformas, liberando espaços aos poucos e testando etapas. O investimento no novo ginásio deve ficar em torno dos R$ 25 milhões.
Como antecipou o colunista de GZH, Leonardo Oliveira, o Inter receberá um pagamento de luvas, além de participação que será paga mensalmente. Uma cota referente aos namings rights também entrará nos cofres do clube, caso novos gestores comercializem o nome do ginásio.
Segundo Konrath, algumas empresas já demonstraram interesse em atrelar seu nome ao Gigantinho.
— Já há algumas conversas. Estamos construindo isso. No momento em que o público tomou conhecimento da reforma, os patrocinadores vieram com muita força. Naturalmente, vai ser um espaço como poucos no Brasil. Então, a gente já vem negociando com algumas marcas importantes o modelo que iremos adotar — destaca o sócio-presidente da Opus.
Para Cicão, a empolgação com o futuro do ginásio não é pequena:
— O Gigantinho será o principal palco de espetáculos do sul do Brasil. Ou você fará os grandes shows em estádios de futebol ou fará no Gigantinho.
Konrath complementa:
— Nós vamos viver ali uma nova época de entretenimento e lazer e da cultura no Rio Grande do Sul.