Em razão da pandemia do novo coronavírus , a Live Nation e outras grande empresas norte-americanas promotoras de espetáculos estão programando a suspensão temporária das turnês de artistas por elas organizadas nos Estados Unidos e em outros países até o final de março. A decisão será reavaliada para o mês de abril.
Procurada por Zero Hora, a Live Nation do Brasil, responsável pela turnê do Metallica no país, em abril (Porto Alegre recebe a banda em 21 de abril, na Arena do Grêmio, mesmo dia em que o clube joga pela Libertadores, o que está gerando um impasse sobre possível troca de local do show ou da partida), disse que não comentaria o assunto. Para os próximos meses, a empresa tem programada para o Brasil, além da turnê do Metallica, shows do Backstreet Boys (sexta e domingo, no Rio e em São Paulo), e, em maio, também em Rio e São Paulo, Ben Harper e Billie Eilish.
Em nota conjunta divulgada nesta quinta-feira, as gigantes do entretenimento, entre elas também a Paradigm e a AEG, informam:
"As principais forças mundiais do entretenimento ao vivo se uniram em força-tarefa global para incrementar o apoio estratégico e a direção unificada que garanta que os esforços preventivos e os protocolos em andamento sejam do interesse de artistas, fãs, funcionários e comunidade global. No momento, recomendamos que eventos de grande escala até o final de março sejam adiados. Continuamos a apoiar que os eventos de pequena escala sigam as orientações estabelecidas por funcionários do governo local. Temos a sorte de contar com a flexibilidade para reagendar shows, festivais e eventos ao vivo, conforme necessário, e esperamos conectar fãs com todos os seus artistas favoritos e entretenimento ao vivo em breve".
A pandemia do novo coronavírus já afetou a realização de pelo menos dois grandes festivais nos EUA: o South by Southwest foi cancelado e o Coachella foi adiado. Segundo o jornal The New York Times, a decisão anunciada pelas empresas de entretenimento nesta quinta-feira, deve afetar shows de artistas como Billie Eilish e Celine Dion. Conforme o jornal, a banda Pearl Jam adiou o início de sua nova turnê e o cantor Billy Joel postergou dois espetáculos que faria no Madison Square Garden, em Nova York.