O evento South by Southwest (SXSW), considerado um dos maiores festivais sobre economia criativa do mundo, foi cancelado nesta sexta-feira (6) devido ao risco de contágio do coronavírus. O anúncio oficial foi divulgado em entrevista coletiva dos organizadores do evento em Austin, Texas.
De acordo com a organização, a prefeitura de Austin afirmou que não poderia manter a segurança da comunidade devido aos riscos de contágio com a realização do evento. "Essa situação evoluiu rapidamente, e nós honramos e respeitamos a decisão da cidade de Austin. Estamos comprometidos em fazer a nossa parte para proteger nossa equipe, atendentes e os cidadãos de Austin", informa uma nota oficial divulgada pelo SXSW.
O festival, que reúne palestras sobre música, cinema, empreendedorismo, inovação e tecnologia, teria a sua 34ª edição em março deste ano.
"'O show deve continuar' está no nosso DNA, e é a primeira vez em 34 anos que o evento de março não acontecerá. Nós agora estamos trabalhando nas ramificações dessa situação sem precedentes. Estamos explorando possibilidades para remarcar o evento e trabalhando para promover uma experiência virtual online do SXSW. Os participantes vão ser contatados o mais cedo possível e nós vamos publicar um 'perguntas e respostas'", declara a organização.
O risco de contágio pelo coronavírus já provocou o cancelamento de diversos eventos pelo mundo, tanto esportivos (na China e na Itália), como feiras comerciais (a Mobile World Congress, por exemplo) e salões de automóvel (como o de Genebra, na Suíça). O Brasil confirmou até agora 13 casos da doença, que matou mais de 3 mil pessoas no mundo, até o momento, a maior parte na China.