Distantes das suas plateias devido ao isolamento imposto pela pandemia de coronavírus, músicos de todo o mundo estão gravando músicas de casa e transmitindo pelas redes sociais – desde Chris Martin tocando violão e piano na sala até Neil Young cantando ao lado da lareira. Para além de iniciativas isoladas, despontam festivais online a todo momento. No Rio Grande do Sul, a Loop Discos, selo de Porto Alegre com 52 artistas, saiu na frente e criou o festival Isolamento Acústico, que estreou na última terça-feira com show de Bibiana Petek. Com violão na mão, a compositora reforçou a importância do isolamento e soltou a voz.
– É diferente estar tocando sem plateia, no quarto, mas foi muito legal, sabendo que vai ajudar algumas pessoas que estão em casa, angustiadas. Temos que cuidar da nossa saúde mental nesse momento – comenta Bibiana.
A programação do festival segue até 9 de abril, sempre às 22h, no IGTV da @loopreclame. Outra atração confirmada é Duca Leindecker, que teve de suspender 15 shows presenciais, mas se mantém otimista:
– Estou achando lindo a reação dos artistas, jogando sua arte nas ondas da internet e rompendo esse isolamento físico com muita arte. Se precisavam de um exemplo para entender a importância da arte e da solidariedade, acho que está fácil de enxergar agora.
A ideia para o festival foi plantada na segunda-feira por Edu Santos, diretor artístico da Loop Discos. Morando em Lisboa, onde já estava confinado em casa há quase uma semana, o produtor reparou nas iniciativas que despontaram na Europa, especialmente o projeto italiano #iosuonoacasa, que convidou artistas a publicarem vídeos no grupo homônimo do Facebook.
– Aqui (Portugal) o pessoal se autoisolou, estava todo mundo apavorado. E eu vendo que aí (Brasil), a galera não estava preocupada: tinha gente no St. Patrick's Day, na manifestação... Então falei de a gente fazer algo para reforçar a importância do isolamento – conta Santos.
Os artistas do selo começaram a gravar vídeos de suas casas, que foram editados pela equipe da gravadora, também responsável pela criação de material gráfico de divulgação. Em seguida, outros nomes foram se juntando ao projeto.
– A princípio, vamos até o dia 9 de abril, mas vai acabar se prolongando de tanta gente que está mandando material. Tem artista do Chile, do Canadá, de Portugal, da Inglaterra. É louco porque é uma briga minha com a galera, falo "pô, os artistas tem que se unir mais", e agora todo mundo se uniu. Momentos assim despertam uma colaboração nas pessoas. E a música também conforta e acalma os ânimos – avalia Edu.
A todo momento, um novo festival surge. O jornal O Globo lançou o #tamojunto, com mais de 20 artistas como Duda Beat, Adriana Calcanhoto, Martinho da Vila, Jards Macalé e Nego do Borel. Os show serão desta sexta-feira até domingo, das 18h às 22h, nas redes sociais dos artistas e do jornal. A gravadora Universal Music convocou seus artistas para o Música Em Casa, que vai de 20 a 29 de março, sempre às 19h, no Instagram @festivalmusicaemcasa. Estão confirmados 40 nomes, entre eles Sandy, Jão, Melim, Vitão, Di Ferrero, Projota, Luísa Sonza, Day, Gabily e Tropkillaz.
Inspirados no @festivaleuficoemcasa, realizado de 17 a 22 de março em Portugal, artistas e produtores do Brasil lançaram uma edição brasileira, que tem entre os organizadores Paulo Barcellos, criador do festival gaúcho Morrostock. O evento será realizado de 24 a 27 de março, com mais de 60 apresentações de 76 artistas, entre eles Emicida e Daniela Mercury.
– A iniciativa partiu de uma rede, tem muito produtor experiente na área de festivais, e envolve todo o país. Estamos puxando essa parte aqui do Sul. Para criar essa alternativa para ver como vai funcionar e como vamos aprimorar até que chegue aonde a gente espera, ou seja, que possa inclusive gerar renda — diz Barcellos.
– Vá que alguém veja os vídeos e queira nos patrocinar? Aí conseguimos pagar cachê para os músicos – comenta Edu Santos.
O Isolamento Acústico também é gratuito, mas a expectativa é de que os vídeos atraiam novos públicos aos artistas e que, no futuro, entrem recursos.
Até para os artistas menos fragilizados financeiramente, como Lucas Silveira, da Fresno, o cancelamento de shows gera preocupação. O plano dele é participar do Isolamento Acústico, do #tamojunto e de muitos outros:
– Pretendo participar de todos os festivais que eu puder, até porque vai ser importante para a minha sanidade. É muito ruim a gente se sentir impotente, improdutivo e ter nossos sonhos cancelados.
PROGRAME-SE
Isolamento Acústico
De 17 de março a 9 de abril, sempre às 22h, no IGTV da @loopreclame.
Line-up: 19/03 - Duca Leindecker; 20/03 - Yas Speransa; 21/03 - Antonio Villeroy;
23/01 - Lucas Silveira (Fresno). Outros nomes confirmados (ainda sem data): Bibiana Petek, BemQuerê (Portugal), Carla El, Duca Leindecker, Frank Jorge, João Maldonado, Lucas Silveira (Fresno), Lila Trentini, Rê Adegas, Nani Medeiros, Rafa Malenotti, Rod Krieger, Antonio Villeroy e Yas Speransa.
Eu Fico em Casa Br
De 24 a 27 de março, a partir das 13h30 até as 23h30, no instagram dos artistas, no canal de YouTube do FestivalFicoEmCasa e no Instagram @euficoemcasabr
Line-up: mais de 60 apresentações de 76 artistas, incluindo Daniela Mercury, Emicida, Maria Gadú, Lucas Silveira e Teresa Cristina.
#tamojunto
Desta sexta-feira (20) até domingo (22), das 18h às 22h, nas redes dos artistas e do jornal O Globo.
Line-up: mais de 20 artistas, incluindo Duda Beat, Adriana Calcanhoto, Martinho da Vila, Jards Macalé e Nego do Borel.
Música em Casa
Desta sexta-feira (20) até 29 de março, sempre às 19h, no Instagram @festivalmusicaemcasa.
Line-up: estão confirmados 40 nomes, entre eles Sandy, Jão, Melim, Vitão, Di Ferrero, Projota, Luísa Sonza, Day, Gabily e Tropkillaz.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto — com duas edições diárias —, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus