Criado em 2015 para movimentar a Serra no hiato de eventos entre o Natal e a Páscoa, o Gramado in Concert foi além: consolidou a missão de oferecer formação musical por meio de oficinas (neste ano, serão cerca de 400 alunos do Brasil e da América Latina) e acesso gratuito a apresentações, atraindo um público de turistas e de moradores da região.
— Temos parques e gastronomia, mas precisamos estimular também o turismo cultural no município. O Gramado in Concert é um projeto de formação de plateia — afirma Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e atual secretário da Cultura da cidade.
Imbuído desse espírito, o evento terá sua sexta edição aberta nesta sexta-feira (7), às 19h30min, na Expogramado, em concerto da orquestra com solistas convidados.
A noite marcará o lançamento do disco Mendelssohn (Meridian), gravado pelo maestro Linus Lerner com o Duo Stankov e a Royal Philharmonic Orchestra, de Londres. O duo estará presente.
Beethoven
A programação vai até o dia 15, quando será o concerto de encerramento, também na Expogramado, homenageando os 250 anos de nascimento de Beethoven com a Sinfonia nº 9.
Nos próximos dias, haverá concertos do Duo Stankov (Bulgária), da Seoul Metropolitan Youth Orchestra (Coreia do Sul), da Tallinn Old Town Music School String Orchestra (Estônia), da Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil Bicentenário e do Trío Haylli (ambos do Peru), entre outros conjuntos.
Os Concertos Itinerantes vão levar música para o interior do município. Já o projeto Conhecendo o Festival é uma ação pedagógica que proporciona visitas guiadas aos ensaios.
Neste ano, o vencedor do Concurso de Composição Erudita foi Emanuel Gomes Ferreira, de Goiânia (GO), que terá sua obra Alvorecer – Fantasia Sinfônica estreada no concerto de encerramento. Durante o festival, será realizado também o Concurso Jovens Solistas. A programação completa pode ser vista no site gramadoinconcert.com.
Alguns destaques do Gramado in Concert
- Concerto de abertura: A Orquestra Sinfônica de Gramado recebe solistas para apresentar obras de Joaquín Rodrigo, Mendelssohn, Mozart e Bernstein, entre outros. Regência: Linus Lerner. Nesta sexta, às 19h30min, na Expogramado.
- Duo Stankov (Bulgária): Ivo Stankov (violino) e Lachezar Stankov (pianos) apresentam peças eruditas para essa formação. No sábado (8), às 17h30min, no Hotel Serra Azul.
- Barroco Vivo: Cíntia de los Santos (soprano), Lucia Carpena (flauta doce), Silvana Scarinci (alaúde e teorba) e Fernando Rauber (cravo e espineta) tocam música antiga. Domingo (9), às 11h, na Igreja do Relógio.
- Concerto de encerramento: A Orquestra Sinfônica A do Festival (com os alunos mais experientes) executa a Sinfonia nº 9, de Beethoven, com coro de mais de cem vozes. Regência: Linus Lerner. Dia 15, às 19h, na Expogramado.