Dezenas de músicos, homens e mulheres, de diferentes gerações e estilos. Neste ano, o objetivo do Unimúsica, projeto do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS que entra em sua 38ª edição, é homenagear Porto Alegre espelhando a diversidade das suas cenas musicais. Entre 6 de junho e 12 de dezembro, oito shows inéditos serão realizados no Salão de Atos da universidade, sempre com entrada gratuita (mediante distribuição de senha e doação de alimento). O programa, intitulado Cidade Presente – A Cidade que se Vê, foi apresentado na segunda-feira em evento com a presença do reitor Rui Oppermann, de membros da universidade e da comissão curatorial, formada por Ana Laura Colombo de Freitas, Andressa Ferreira, Juarez Fonseca, Roger Lerina e Lígia Petrucci, coordenadora do Unimúsica.
– Primeiro estabelecemos quais seriam as cenas musicais da cidade. Depois olhamos para o que poderia ser aproximado, como o samba e o choro. A ideia era furar a bolha, botar para conversar músicos que não costumam se encontrar. Por isso convocamos dois diretores por espetáculo – explica a jornalista Ana Laura.
O primeiro show, na próxima quinta-feira (6 de junho), às 20h, ficará a cargo de duas artistas que são referência em suas áreas, a rapper Negra Jaque e a baterista Biba Meira. A dupla convocou dezenas de outras mulheres para se juntar a elas no palco.
– Vamos fazer um crescendo, começando com três baterias e a base eletrônica da Negra Jaque, também cantando. Depois, entra a percussão das Batucas, tocando o bolero de Ravel com sucatas. E terminamos com um samba e um cortejo – explica Biba, reforçando a importância de escalar apenas mulheres para o show de abertura.
Únimúsica 2019: Cidade Presente – A Cidade que se Vê
- Oito shows homenageiam a música de Porto Alegre, entre 6 de junho e 12 de dezembro.
- No Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
- Ingressos: a distribuição ocorrerá sempre na semana do espetáculo, na recepção do Centro Cultural da UFRGS, iniciando às segundas-feiras, mediante 1kg de alimento não-perecível, das 9h às 18h. Cada interessado poderá adquirir gratuitamente até dois ingressos. Haverá também uma unidade especial de distribuição no Campus do Vale. Os bilhetes estarão disponíveis no estande do DDC no ILEA em toda segunda-feira prévia ao espetáculo, das 9h às 17h.
Programação
- Confira os nomes dos shows e seus diretores:
- RITMOS UNEM MUNDOS
- 6 de junho
- Biba Meira e Negra Jaque
- POR ENTRE OS SONS
- 4 de julho
- Pedrinho Figueiredo e Ras Vicente
- NOTAS PARA PORTO ALEGRE: SONS, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA
- 5 de julho
- Ana Fridman e Catarina Domenici
- TOCANDO ALTO
- 1º de agosto
- Leo Henkin e Luciano Leães
- FLUXOS: MUSICALIDADES EM TRÂNSITO
- 5 de setembro
- Gutcha Ramil e Hique Gomez
- PAGO REVISITADO
- 3 de outubro
- Clarissa Ferreira e Texo Cabral
- COM SOTAQUE DO SUL
- 7 de novembro
- Antonio Villeroy e Paola Kirst
- SAMBA E CHORO PEDEM PASSAGEM
- 12 de dezembro
- Mathias Pinto e Pâmela Amaro