Durante os 30 anos de carreira, os irmãos Sandy & Junior sempre incluíram Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul na agenda de apresentações. Não será diferente com a turnê Nossa História, que celebra os 30 anos da dupla — a Capital não estava incluída na divulgação inicial, feita em coletiva de imprensa no começo de março, mas foi confirmada na rota nesta quinta-feira (28).
Caso nenhuma outra cidade seja incluída na turnê, serão 13 shows em 11 capitais — duas destas apresentações são datas extras, abertas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Se o cronograma continuar o mesmo, Porto Alegre receberá a última apresentação da turnê Nossa História, no dia 21 de setembro, na Arena do Grêmio.
Confira algumas passagens dos irmãos por cidades do Estado:
9 outubro de 1993
Anunciados por Zero Hora como "sertanejos em miniatura", Sandy e Junior, então com 10 e nove anos, respectivamente, chegaram a Porto Alegre perto do Dia das Crianças. Vieram acompanhados de Chitãozinho e Xororó. A apresentação ocorreu no palco do Tesourinha, com ingressos a 300 cruzeiros, e os irmãos divulgavam seu primeiro disco, Sábado à Noite, que inclui o sucesso em que se lançaram na TV, Maria Chiquinha. A vinda à Capital foi estendida com um segundo show, na Feira do Peixe, em Tramandaí.
29 de setembro de 1997
Com sete álbuns de estúdio, Sandy e Junior estiveram em Porto Alegre para um show beneficente promovido pela RBS TV, o Dia do Carinho. Centenas de crianças se espalharam pelo Parque Marinha do Brasil para assistir aos irmãos. O show, gratuito, arrecadou doações para uma entidade filantrópica gaúcha.
7 de abril de 2001
Nessa época, eles já eram considerados ídolos da música pop nacional. Sandy, inclusive, era protagonista da novela Estrela-Guia. Os dois se apresentaram no Gigantinho, atraindo público de 12 mil pessoas. Em entrevista ao Diário Gaúcho, a cantora falou que, quando estivesse com 30 anos, se imaginava cantando ao lado do irmão. A dupla anunciaria o fim em 2007, quando Sandy tinha 24 anos e Junior, 23.
18, 19 e 20 de Outubro de 2002
Aqui já era o início da fase adulta — tinham 19 e 18 anos, respectivamente — e os dois já eram astros da música brasileira. A dupla também apostava na carreira no Exterior: a turnê divulgava o disco Internacional, repleto de canções em inglês. Não se limitaram à Capital: também passaram por Caxias do Sul (no dia 18), onde se apresentaram dentro da programação da Festa da Uva, e Pelotas (no dia 20), com show no estádio Bento Freitas. Em Porto Alegre (dia 19), levaram milhares de fãs ao estádio Beira-Rio. No auge da fama, puderam ouvir o público entoar: "Oh, Sandy e Junior, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".
10 de abril de 2005
Sandy já estava namorando seu atual marido, o músico Lucas Lima. Os irmãos já estavam às voltas com projetos paralelos e declarações como "não vamos nos separar". A dupla foi uma das atrações do festival Cidade Elétrica, no Parque Condor, próximo ao aeroporto Salgado Filho.
6 de agosto de 2006
Os cantores se apresentam no Pepsi On Stage, lançando o 15º disco da carreira, intitulado Sandy & Junior. Eles demonstraram uma faceta mais rock n'roll: Junior assumiu a bateria nas músicas Estranho Jeito de Amar e Replay.
16 de agosto de 2006
Vieram ao Estado para lançar um curta-metragem no Festival de Cinema de Gramado. O projeto, inicialmente, era um clipe que acabou tomando proporções maiores. Estranho Jeito de Amar falava de um amor confuso, repleto de desencontros e desentendimentos. Sandy atuou e Junior dirigiu. Quando participaram do evento, deixaram suas marcas na Calçada da Fama.
12 de novembro de 2007
O que eles garantiam que não iria acontecer, acabou se tornando realidade: a dupla chegou ao fim após 18 anos de estrada. Eles se despediram dos fãs em Porto Alegre com um show acústico, mais intimista, cantando sucessos como Imortal, A Lenda e Não Dá Pra Não Pensar em Você. O ponto alto da noite foi quando Lucas Lima também subiu ao palco do Pepsi On Stage.