Nem um mês depois de receber o beatle Paul McCartney, Porto Alegre será parada de mais um gigante da música. A banda britânica Coldplay aterrissa pela primeira vez na Capital para fazer, neste sábado, na Arena do Grêmio, o penúltimo show da longa turnê A Head Full of Dreams, que passou recentemente por São Paulo, na terça e na quarta, e se encerra em Buenos Aires, no dia 14. Em um ano e meio de estrada, por América Latina, Europa, Ásia, Austrália e América do Norte, foram mais de 4,6 milhões de entradas vendidas.
É a sexta visita do grupo no Brasil – e a segunda com essa mesma turnê, que já esteve em São Paulo e Rio de Janeiro no ano passado. Mesmo assim, o público brasileiro parece não se fartar do quarteto liderado por Chris Martin: todas as apresentações tiveram ingressos esgotados rapidamente.
Se a cada disco novo a popularidade do Coldplay aumenta, não é exatamente uma surpresa. Os anos transformaram a banda indie de letras melancólicas dos álbuns Parachutes e A Rush of Blood to the Head no fenômeno pop com canções carregadas de energia e, por vezes, otimismo de A Head Full of Dreams. A mudança pode não ter agradado muito aos fãs "de raiz" conquistados nos primeiros oito anos de sucesso, mas atraiu uma legião ainda maior de outros admiradores mundo afora.
Envolvido com causas sociais e ambientais, pai de família (era casado com a namoradinha da América Gwyneth Paltrow) e de cara limpa, Martin promove uma aura de bom-mocismo que virou uma das marcas de sua banda. Entre um show e outro em São Paulo, por exemplo, ele tirou um tempo para visitar a Brinquedoteca do Instituto do Coração (InCor), onde tocou para crianças e funcionários.
A explosão de energia deste Coldplay em eterna mutação é bem ilustrada nos concertos da atual turnê, que proporcionam ao público, além da música, um espetáculo visual, com chuvas de papel picado colorido, pulseiras luminosas sincronizadas, pirotecnia, bolas gigantes rolando na plateia, flores e muita empolgação no palco. Ainda assim, o setlist não deixa de contemplar a época, digamos, mais deprê do grupo, satisfazendo a clientela das antigas com clássicos como Yellow, Clocks, God Put a Smile Upon Your Face, Fix You e The Scientist.
O show de cerca de duas horas também traz novidades, como Something Just Like This, uma das cinco faixas do EP Kaleidoscope, que saiu em julho passado. Também tem aparecido a inédita Life is Beautiful, tocada pela primeira vez na última apresentação do braço americano da turnê, em 8 de outubro, em San Diego, que arrecadou dinheiro para os atingidos pelo terremoto no México em setembro. A apresentação é dividida em três palcos: o principal, um no meio da pista premium e ainda outro no meio da pista comum, perto das arquibancadas – o que ajuda a agradar quem pagou mais e quem pagou menos. Em São Paulo, a plateia foi surpreendida com o anúncio de que os dois shows seriam filmados e incluídos em um DVD. A notícia diminuiu um pouco a frustração com o atraso de uma hora e 20 minutos, devido a um problema com a chegada dos equipamentos de pirotecnia ao Brasil.
Nos últimos anos, Chris Martin tem falado que A Head Full of Dreams pode ser o último disco do Coldplay. O fato é que os derradeiros momentos desta turnê não estão deixando o gosto amargo da despedida.
Como deve ser
Antes da Capital, Chris Martin e grupo fizeram dois shows em São Paulo. Confira o setlist apresentado pelo Coldplay no show de São Paulo, na terça-feira:
- Abertura: O Mio Babbino Caro (Maria Callas)
- 1. A Head Full of Dreams
- 2. Yellow
- 3. Every Teardrop Is a Waterfall
- 4. The Scientist
- 5. God Put a Smile Upon Your Face
- 6. Paradise
No palco B
- 7. Always in My Head
- 8. Magic
- 9. Everglow
Volta ao palco principal
- 10. Clocks
- 11. Midnight
- 12. Charlie Brown
- 13. Hymn for the Weekend
- 14. Fix You
- 15. Viva la Vida
- 16. Adventure of a Lifetime
No palco C
- 17. Kaleidoscope (Parte 1: The Guest House)
- 18. Us Against the World
- 19. In My Place (acústico)
- 20. Til Kingdom Come
- 21. Kaleidoscope (Parte 2: Amazing Grace)
Volta ao palco principal
- 22. Life Is Beautiful
- 23. Something Just Like This
- 24. A Sky Full of Stars
- 25. Up&Up