Com base no repertório dos shows mais recentes da turnê One on One, nos Estados Unidos, GaúchaZH preparou este setlist comentado. Mas vale a dica: só avance na leitura se você não se importar com os chamados spoilers.
Em seu vasto repertório com os Beatles, à frente da banda Wings e na carreira solo, Paul McCartney consagrou dezenas de canções clássicas. Em cada show, ele costuma escolher 39 faixas, sendo pelos menos 26 delas hits dos Fab Four.
1. A Hard Day's Night
Paul entra em cena com a jaqueta militar de sargento para comandar a festa. O prolongado e inconfundível acorde da guitarra antecipa o petardo gravado pelos Beatles em 1964, para a trilha do filme homônimo, lançado no Brasil como Os Reis do Iê,Iê,Iê.
2. Save us ou Junior's Farm
Save Us abre New, seu mais recente disco de inéditas, de 2013. Parceria com Paul Epworth, compositor e produtor que tem no currículo trabalhos com Adele, U2 e Coldplay. Junior's Farm foi lançada como single da banda Wings em 1974.
3. Can't Buy Me Love
"Uma das antigas", costuma anunciar Paul. Pedra fundamental da beatlemania, o hit foi apresentado em janeiro de 1964. Tem quem ache que a letra é sobre uma prostituta, mas Paul já disse ser uma reflexão sobre dilemas lançados por fama e dinheiro.
4. Letting Go ou Jet
Letting Go foi gravada por Paul à frente da banda Wings, no disco Venus and Mars (1975). Jet é um dos grandes hits do Wings, do álbum Band on The Run (1973) — reza a lenda que é uma homenagem ao labrador da família.
5. Drive my Car ou All My Loving
Duas fases distintas dos Beatles costumam se alternar nesse momento. Drive My Car é de Rubber Soul (1965), quando a banda já investia nas experimentações de estúdio. All My Loving está em With the Beatles (1963) e evoca o sonho romântico juvenil: "Close your eyes and I'll kiss you..."
6. Let Me Roll It
Outra faixa da era Wings, de Band on the Run (1973). Paul troca o baixo pela guitarra e costuma fazer referência a Foxy Lady, de Jimi Hendrix, lembrando sua convivência com Hendrix em Londres e como o guitarrista americano surpreendeu os Beatles tocando Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band apenas três dias depois do lançamento do antológico disco de 1967.
7. I've Got a Feeling
Poderosa faixa de Let It Be (1970), famosa também por sua versão ao vivo no telhado da Apple, em janeiro de 1969. O guitarrista Rusty Anderson canta a parte gravada por John Lennon.
8. My Valentine
Paul vai ao piano mostrar a romântica faixa de sua autoria gravada no disco de covers jazzísticos Kisses on the Bottom (2012).
9. Nineteen Hundred and Eighty-Five
De volta ao rock'n'roll com a faixa que encerra o disco Band on the Run, outro sucesso imortalizado à frente do Wings. Paul diz que a canção, diferentemente do que muitos acreditam, não tem relação com o romance distópico 1984, de George Orwell, e que a escreveu quando pensou na frase "Não vai sobrar ninguém vivo em 1985".
10. Maybe I'm Amazed
Sentado ao piano, Paul dedica a Linda McCartney (1941-1998), sua musa inspiradora, aquela que é considerada por muitos fãs sua melhor música na carreira solo — ele próprio já a elegeu como favorita. Composta pouco antes do fim dos Beatles, foi gravada em seu primeiro disco fora da banda, McCartney (1970).
11. I've Just Seen a Face ou We Can Work It Out
Momento de um set acústico, com os músicos no centro do palco. De levada country, I've Just Seen a Face, espelhou à época uma discreta influência de Bob Dylan. Curiosamente, está na versão britânica de Help! (1965) e na edição americana de Rubber Soul (1965). Também levada aos violões, We Can Work It Out foi lançada como single, junto com Day Tripper, em dezembro de 1965.
12. In Spite of All the Danger
"Vou levar vocês para um tempo antes do Beatles", costuma dizer Paula antes balada que foi uma das primeiras gravações dos Quarrymen, grupo que integrou com John Lennon e George Harrison _ história lembrada no filme O Garoto de Liverpool (2009). É a única canção da parceria McCartney/Harrison. Prepara-se para ajudar no coro: "O-o-o-ôôôô".
13. You Won't See Me
Canção de Paul inspirada na crise no seu relacionamento com uma namorada, Jane Asher. Arranjo folk um pouco diferente do registro no disco Rubber Soul, dos Beatles.
14. Love Me Do
Em homenagem a George Martin, produtor dos Beatles que morreu em 2016, Paul incluiu na turnê — e canta pela primeira vez na carreira solo — o single que apresentou oficialmente os Fab Four ao mundo, lançado em 5 de outubro de 1962. A gaitinha tocada por Lennon marca presença com o tecladista Paul Wickens.
15. And I Love Her
Uma das mais belas baladas românticas dos Beatles, e uma das preferidas de Paul, presente na trilha do filme A Hard Day's Night (1964).
16. Blackbird
Sozinho ao violão, Paul canta essa faixa do chamado Álbum Branco (1968), composta sob a inspiração dos conflitos raciais e da luta pelos direitos civis dos negros nos EUA durante os anos 1960.
17. Here Today
Paul segue ao violão para cantar sua homenagem a John Lennon, assassinado em 1980. Faixa gravada no disco Tug of War (1982). "E se eu disser que realmente te conhecia bem (....) / Eu continuo lembrando como era antigamente / E não estou mais segurando as lágrimas / Eu te amo".
18. Queenie Eye
Do disco New (2013), foi inspirada numa cantiga que marcava uma brincadeira de Paul na infância
19. New
Também do recente disco homônimo, a faixa foi usada na trilha do desenho animado Tá Chovendo Hambúrguer (2013).
20. Lady Madonna
Single com levada de piano ao estilo boogie-woogie lançado em compacto de 1968, junto com The Inner Light, faixa de George Harrison inspirada na música indiana. Lady Madonna mostra as influências de Little Richard e Jerry Lee Lewis.
21. Four Five Seconds
Na gravação da canção de 2015 cantada por Rihanna e Kanye West, Paul participa como coadjuvante tocando violão. No show, a faixa com sua coautoria tem acentuada a raiz folk e ganha versão mais curta.
22. Eleanor Rigby
Um tanto despida da grandiloquência orquestral do registro no disco Revolver (1966), ilustra o processo de sofisticação sonora que os Beatles perseguiam à época dentro do estúdio sob a regência de George Martin.
23. I Wanna Be Your Man
Canção que Paul e John deram para os Rolling Stones gravarem em 1963. Os Fab Four registraram sua versão, com a voz de Ringo, no LP With the Beatles, lançado naquele mesmo ano.
24. Being for the Benefit of Mr. Kite!
Faixa do clássico Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967) que tem o DNA de Lennon, que a compôs inspirado nas atrações citadas no cartaz de um circo.
25. Something
Escrita e cantada por George Harrison no álbum Abbey Road (1969). Paul a apresenta com a introdução no ukelele, versão que consagrou no espetáculo Concert for George, realizado em 29 de novembro de 2002 para homenagear o amigo que havia morrido de câncer neste mesmo dia no ano anterior.
26. A Day in the Life
O momento epifânico de Sgt. Pepper's tem sua colagem sonora realçada no palco de forma retumbante. Representa o apogeu da energia criativa dos Beatles no estúdio. Costuma ser emendada a um trecho de Give Peace a Chance, hino pacifista de Lennon gravado por seu projeto solo Plastic Ono Band em 1969.
27. Ob-La-Di, Ob-La-Da
Do disco duplo dos Beatles chamado Álbum Branco (1968). A levada é inspirada no ska, ritmo jamaicano que se tornava popular na Grã-Bretanha à época. O título faz referência a uma expressão usada por Jimmy Scott, músico jamaicano que despontava em Londres.
28. Band on the Run
Um dos grandes hits dos Wings, registrada no disco homônimo de 1973, combina três diferentes andamentos, todos eles ilustrativos da efervescência criativa de Paul como compositor.
29. Back in the U.S.S.R.
Outra do Álbum Branco (1968). Faz referência aos tempos da Guerra Fria, quando a União Soviética era um território impermeável à beatlemania. A letra brinca imaginando um russo feliz em voltar para casa após conhecer Miami.
30. Let It Be
Na reta final da fulgurosa trajetória dos Beatles, Paul compôs esse balanço afetivo imortalizado no disco homônimo de 1970. A letra lembra sua mãe, que morreu quando ele tinha 14 anos: "Quando estou diante de problemas/ Mãe Mary vem para mim com palavras de sabedoria / Deixe estar".
31. Live and Let Die
O tradicional momento de pirotecnia do show chega com este explosivo hit consagrado como tema do filme 007 - Viva e Deixe Morrer, que marcou a estreia de Roger Moore como o agente secreto James Bond.
32. Hey Jude
Canção escrita em 1968 como uma mensagem de apoio a Julian, filho de John, então com cinco anos de idade, após a separação do casal Lennon (McCartney chamava Julian de "Jules", que virou "Jude" na canção). Nas apresentações ao vivo, costuma ser a catarse da emoção, com fãs às lágrimas entoando junto o clássico "na, na, na" que precede o refrão.
33. Yesterday
Desde sua gravação na trilha de Help! (1965), esse instante solo de Paul nos Beatles, acompanhado por uma orquestra, tornou-se uma das músicas mais tocadas e regravadas do mundo. Ele sonhou com a melodia e depois escreveu a letra.
34. Day Tripper
Lennon e McCartney se reuniram para compor a canção no fim de 1965, pressionados para lançar um single. As ideias iniciais vieram de Lennon, que também é o responsável pelo jogo de palavras do título, e que basicamente chama de "turistas de viagem curta" aqueles que só aderiam à parte mais superficial do ideário hippie.
35. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise)
Versão mais acelerada da faixa que abre um dos discos mais importantes da música pop. Instante da "apaulteose" psicodélica nos telões.
36. Helter Skelter
Lançada no Álbum Branco de 1968, mistura uma verdadeira explosão sonora de fúria e ruído. Foi composta como uma "resposta criativa" a I Can See for Miles, do The Who, classificada como especialmente barulhenta na época. É considerada uma precursora de gêneros mais pesados como o hard rock, o punk e o metal.
37. Golden Slumbers
Gravada em 1969 como parte do longo medley composto de canções em estilos variados que ocupa quase todo o lado B de Abbey Road. Paul baseou a letra em uma canção de ninar elisabetana composta por Thomas Dekker no século 17. Nos shows, costuma abrir blocos de canções do medley em sequência.
38. Carry That Weight
Outro momento retirado do "medley de Abbey Road". Composta como forma de lidar com os problemas de relacionamento dos Beatles, é uma das raras canções que, na gravação original, contou com vocais dos quatro integrantes. No álbum, foi gravada formando uma única faixa com a prévia Golden Slumbers.
39. The End
A canção que encerra Abbey Road costuma ser alongada nos shows, funcionando como um momento de apresentação final e solo de cada instrumentista que acompanha Paul. É também quando Paul, empunhando uma guitarra, costuma embarcar numa jam de improvisações ao lado dos guitarristas Rusty Anderson e Brian Ray.
Entre outras canções tocadas na turnê, estão You Won't See Me (Rubber Soul, 1965), Got to Get You Into My Life (Revolver, 1966), Here, There and Everywhere (Revolver, 1966), The Fool on the Hill (Magical Mystery Tour, 1967), Birthday ("Álbum Branco", 1968), Hi, Hi, Hi (single, Wings, 1972), Temporary Secretary (McCartney II, 1980).