Toda semana, um jornalista do Grupo RBS irá compartilhar na seção O que Estou Lendo a sua paixão por livros por meio de dicas do que estão lendo no momento.
"A vida era assim e ponto final." A Amiga Genial, primeiro livro da Tetralogia Napolitana, da escritora italiana Elena Ferrante, é uma viagem à infância, mas também um contato com os primeiros sentimentos no reconhecimento de classe social, política e gênero.
Na história, as protagonistas Elena Greco (apelidada de Lenu) e Raffaela Cerullo (chamada de Lila) são duas amigas que se conhecem na Nápoles dos anos 1950. Durante a trama que abre a série de quatro livros, a prosa fluida retrata a união de Lenu e Lila, que almejam sair do pobre vilarejo e ganhar o mundo escrevendo livros.
O sonho de uma vida melhor é constante na fala das duas meninas, que, ao terminarem a quinta série, veem-se destinadas ao antagonismo da decisão dos pais: enquanto Lenu é incentivada a continuar seus estudos, Lila é condenada pela família a abandonar a escola.
A amizade da dupla é o que as mantêm seguras em meio à violência da cidade. O que cada uma sente é o que abastece cada vez mais os anseios de um futuro diferente. Nesta primeira parte da história, Lenu e Lila constroem juntas um caminho envolto de brigas, disputas ferrenhas e uma admiração única pela genialidade da amiga.
Tetralogia Napolitana
- De Elena Ferrante.
- Biblioteca Azul.
- Quatro livros, vendidos separadamente ou juntos em uma caixa: A Amiga Genial, História do Novo Sobrenome, História de quem Foge e de quem Fica, e História da Menina Perdida.