Toda semana, um jornalista do Grupo RBS irá compartilhar na seção O que Estou Lendo a sua paixão por livros por meio de dicas do que estão lendo no momento.
A Idiota, de Elif Batuman, é um romance de formação que se passa na metade dos anos 1990, quando a internet engatinhava. Acompanhamos Selim, uma estadunidense filha de imigrantes turcos que acaba de ingressar na Universidade Harvard.
Por lá, Selim conhece colegas de diferentes nacionalidades, mas estabelece um vínculo com o enigmático Ivan, um estudante húngaro. Eles quase não conversam pessoalmente, mas vivem trocando longas divagações por e-mail — com um certo flerte nas entrelinhas.
A Idiota é um romance que transmite aquelas confusões e frustrações do primeiro amor, também apresentando as inseguranças e inibições de uma jovem que está entrando na vida adulta.
Também remete àquele momento de descoberta da internet: aquela coisa de tentar se comunicar por e-mail e não entender bem o que o outro quer expressar. É, ainda, um romance com muitas reflexões sobre a linguagem e os idiomas, temas que atiçam Selim.
Há um humor seco e sutil em A Idiota, principalmente causado pela estranheza da protagonista diante de situações monótonas ou desconcertantes. Como o livro é narrado em primeira pessoa,Selim esbanja um olhar discretamente ferino.
Não são poucos os momentos em que a autora emenda parágrafos engraçadíssimos em sequência, além de diálogos absurdos e impagáveis.
A Idiota
- De Elif Batuman.
- Companhia das Letras.
- 488 páginas.
- R$ 114,90 o livro físico e R$ 39,90 o e-book.