Capitu traiu ou não traiu Bentinho? O debate mais famoso da literatura brasileira vai ganhar novas perspectivas. A influenciadora norte-americana Courtney Henning Novak, que repercutiu nas redes sociais depois de publicar uma resenha bem-humorada de Memórias Póstumas de Brás Cubas, anunciou que, agora, está lendo mais uma obra de sucesso de Machado de Assis: Dom Casmurro.
Em uma publicação no Instagram nesta quinta-feira (6), Courtney disse que vai "trapacear" em sua missão de ler livros de todos os lugares do mundo para fazer uma dobradinha brasileira. "A pressão dos brasileiros é incrível", escreveu ela. Nos comentários, os novos seguidores de Courtney incentivaram a leitura e se mostraram ansiosos com as impressões da influenciadora sobre a obra de 1899.
"Bem-vinda à maior e mais longa discussão da literatura brasileira", escreveu um. "Se você acha que os brasileiros foram intensos em relação a Brás Cubas, você NÃO ESTÁ preparada para a discussão sobre Dom Casmurro", brincou outro.
"Quando a cultura brasileira é tratada com respeito, como você fez, você entra em uma coleção infinita de coisas novas para aprender e apreciar. Nós, como povo, temos muito orgulho dos nossos escritores, inventores, músicos, culinária, etc, e gostaríamos que o mundo nos conhecesse", acrescentou mais um.
Sucesso no TikTok
A versão em inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou o livro mais vendido na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha na Amazon dos Estados Unidos depois da repercussão do vídeo de Courtney Henning Novak no TikTok. Na plataforma, ela avalia livros de vários países.
— Eu estou lendo este livro para o Brasil, para um projeto de leitura de todo o mundo. Por que vocês não me avisaram que era o melhor livro já escrito? — diz ela no vídeo, elogiando Machado de Assis e a tradutora Flora Thomson-Devaux, que assina a versão. — Acho que é meu novo livro favorito.
Com isso, a obra se tornou um dos best-sellers da plataforma. Nas redes, muitos brasileiros compartilharam a reação da norte-americana, ressaltando que é um sentimento comum ao ler o autor carioca.