Lygia Fagundes Telles ganhará uma biografia. A obra escrita pela jornalista Raquel Cozer será lançada pela Companhia das Letras em 2026. A informação foi divulgada pelo colunista Walter Porto, do jornal Folha de S. Paulo, e pela própria jornalista nas redes sociais nesta quinta-feira (4).
— Lygia foi um acontecimento, provocava muito fascínio. Hoje as pessoas não têm tanta noção do tamanho que Lygia tinha. Os livros dela sempre chegavam aos mais vendidos — disse ela à Folha.
Ela também garantiu que a ideia não é passar uma "chapa-branca" sobre os relatos, mas mantê-los com "passagens difíceis" sobre a vida da autora de As Meninas e Antes do Baile Verde.
Lygia, que morreu em 3 de abril de 2022, era considerada a dama da literatura brasileira. Publicou mais de 20 livros em vida, entre eles Ciranda de Pedra (1954), que impulsionou a sua carreira nacionalmente. A história serviu de inspiração para duas novelas da TV Globo, uma em 1981 e outra em 2008.
Em 1985, ela foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, tornando-se a terceira mulher a ocupar uma cadeira de imortal, e em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa.