A literatura indígena terá destaque na programação da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre nesta quinta-feira (9). A partir das 18h, no Espaço Petrobras Carlos Urbim, cinco escritores se reúnem no bate-papo Palavras da Terra. A proposta da ação é refletir sobre o papel da escrita para a preservação da cultura dos povos originários.
Com mediação de Raquel Kubeo, os autores Yaguarê Yamã, Auritha Tabajara, José Verá e Rafel Erê conversam sobre suas produções, experiências no mundo da literatura e a luta da população indígena por seus direitos.
Ao longo do dia, Yaguarê também marca presença em outras atividades. Antes, às 14h, ele estará no Espaço Petrobras Carlos Urbim como convidado do projeto Autor no Palco. No encontro, o escritor conduzirá uma troca de ideias com estudantes do Ensino Fundamental. O público geral poderá participar da atividade mediante a capacidade de lotação no local.
E na Praça de Autógrafos Gerdau, ele ainda participa de duas sessões de autógrafo: às 16h, com o livro Hary e Karimã: Os Bons Velhinhos da Floresta (Editora do Brasil); e às 19h, ao lado de Rogério Andrada Barbosa, com a obra Doze Brincadeiras Indígenas e Africanas da Etnia Maraguá e de Povos do Sudão do Sul.
Confira outras atividades que são destaques da Feira do Livro nesta quinta:
10h | Projeto Página Virada
Alê Garcia é o convidado do evento idealizado para pessoas privadas de liberdade que se interessam pela leitura. A atividade, que ocorrerá no Auditório do Memorial do RS, é aberta ao público e será transmitida ao vivo para a população prisional.
12h | Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre
Companhia de dança apresenta o espetáculo Abre Alas na Praça de Autógrafos Gerdau. A montagem passeia pelo universo da música e das composições de Chiquinha Gonzaga.
15h | Quando a literatura e as artes visuais se encontram em um triângulo amoroso
O escritor alemão Eckhart Nickel conversa com Robert Schade sobre seu mais recente romance, Spitzweg (Piper). A obra traz a história de três jovens alemães entusiastas da arte e em processo de amadurecimento.
16h | Homenagem aos cem anos de Lara de Lemos
Cinara Antunes Ferreira, Maria da Glória Bordini e Karin Santiago se encontram no Auditório do Memorial do RS para falar sobre a vida e a obra de Lara de Lemos.
17h30min | Ana Suy e Diana Corso
Diana Corso conduz bate-papo com Ana Suy sobre seus livros. As produções de Suy costumam refletir sobre temas como amor, solidão e dor. O encontro também marca o lançamento da obra Não Pise no Meu Vazio (Editora Planeta).
Autor no Palco
Projeto recebe escritores para um bate-papo sobre suas produções no Espaço Petrobras Carlos Urbim e no Espaço Jovem Banrisul Vero. Nesta quinta, participam da atividade os autores Volnei Canônica, às 9h; Júlio Emílio Braz, às 10h30min; kalunga, às 10h30min; Yaguarê Yamã, às 14h; e Ieda de Oliveira, às 15h30min.
Seminário Estadual O Conhecimento Transforma
No auditório da Livraria Paulinas, os autores Rubem Penz, Tiago Maria, Bruno Yotz e Fani Tesseler conversam sobre crônicas distópicas, às 10h; Vera Teixeira de Aguiar, Antonio Marcos Vieira Sanseverino, Ana Maria Bueno Accorsi e Lindseiara de Oliveira falam sobre literatura distópica, às 14h; e Deborah Finocchiaro, Bruna Crescêncio Azambuja da Silva e Dhaiana da Silva Nascimento conversam sobre a relação entre música, teatro e literatura, a partir das 15h30min.
Vitrine de Lançamentos
- O coletivo As DramaturgAs faz evento de lançamento do livro Liberdade (Concha Editora). O grupo de Porto Alegre reúne 15 dramaturgas brasileiras. Na publicação, cada uma das autoras traz um texto que apresenta uma visão e uma proposta estética sobre o tema da liberdade. A atividade ocorrerá às 17h no Auditório do Memorial do RS.
- Também no Auditório do Memorial do RS, às 18h, o escritor Carlos Alberto Carvalho Filho lança o livro Diferencie-se: A Diferenciação Pessoal É a Essência; a Valorização Profissional, a Consequência (AGE). A obra foi pensada para pessoas que desejam superar inseguranças comportamentais e explorar seus talentos.
Quintal das Histórias
Novo dia de contações de histórias para o público infantojuvenil conta com encontros em diferentes horários, no espaço Quintal das Histórias e na Sala de Leitura Nanquinote do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223). Confira os detalhes no site do evento.
Todas as atrações
A programação completa da 69ª Feira está no site do evento. Confira a cobertura completa em GZH.