O cartunista, ilustrador, jornalista e escritor Ziraldo Alves Pinto completa 90 anos nesta segunda-feira (24). As comemorações de aniversário tiveram início no sábado (22), quando o mineiro, que atualmente mora no Rio de Janeiro, pôde celebrar ao lado da família.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, Fabrizia Alves Pinto, filha de Ziraldo, garantiu que apesar da avançada idade do pai, ele está saudável e se divertindo com as celebrações de seu aniversário.
— Ele está velhinho, superdevagar, mas o humor não muda. É impressionante, ele tem uma ironia. Não é mole, não — brincou, Fabrizia.
Em comemoração às nove décadas de vida do famoso autor de obras como O Menino Maluquinho, Flicts e Os Meninos dos Planetas, serão lançadas novas edições de alguns trabalhos de Ziraldo, além da realização de uma série de homenagens.
O cartunista Edra, em parceria com artistas e escritores como Luis Fernando Verissimo e Ruth Rocha, decidiram fazer uma homenagem com o lançamento da obra 90 Maluquinhos por Ziraldo: Histórias e Causos, que conta com textos e imagens que narram histórias que eles vivenciaram ao lado do aniversariante.
Entre obras que serão relançadas estão O Bichinho da Maçã, publicada originalmente há 40 anos, e Menina Nina, lançada em 2002. Destinado aos professores, está disponível, de forma gratuita, o e-book Especial Ziraldo 90 Anos: Dicas Para Levar Suas Histórias e Personagens Para a Sala de Aula, que sugere uma série de atividades para serem aplicadas aos alunos, estimulando a leitura, interpretação de texto, imaginação, criatividade e pensamento crítico.
A Netflix já havia feito uma homenagem recente a Ziraldo. Desde 12 de outubro, a plataforma de streaming disponibilizou a série animada O Menino Maluquinho, que conta com nove episódios. O programa foi adaptado do livro do mineiro por Carina Schulze e Arnaldo Branco e conta com a direção de Beto Gomez e Michele Massagli. Entre as principais mudanças com relação a obra original está o fato de que a personagem Julieta agora é uma menina negra.
Vida pessoal e trabalho
Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, em Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932. Ainda na infância, o mineiro manifestou seu talento às artes e literatura. Quando tinha seis anos, Ziraldo conseguiu publicar um de seus desenhos no jornal A Folha de Minas. Dez anos depois, ele se mudou para o Rio de Janeiro com seu avô.
Naquele Estado, Ziraldo se destacou com a publicação de seus trabalhos em revistas como Coração Sesinho, Vida Infantil e O Malho. Um ano depois, decidido a cursar Direito, ele acabou retornando para Minas Gerais.
Depois de formado, Ziraldo voltou ao Rio de Janeiro, onde vive atualmente. Na década de 1950, trabalhou em veículos de comunicação como Jornal do Brasil, revista O Cruzeiro e Folha de Minas.
Em 1958, o escritor se casou com Vilma Gontijo. Da relação, nasceram Daniela Thomas, Fabrízia e Antônio. Vilma morreu de infarto em 2000. Dois anos depois, o escritor se casou novamente, dessa vez com sua prima Márcia Martins.
Na década de 1960, o mineiro tornou-se o primeiro brasileiro a publicar uma revista em quadrinhos feita por um só autor, A Turma do Pererê. Na época da ditadura militar, Ziraldo participou da fundação do jornal O Pasquim, que publicava críticas ao regime político.
Em 1969, Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, intitulado Flicts. No entanto, sua obra de maior sucesso veio em 1980, com o lançamento de O Menino Maluquinho. O livro já foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, cinema e programas de televisão do Brasil e ao redor do mundo.