Um dos mais premiados cartunistas gaúchos, Neltair Abreu, o Santiago, está lançando um livro que reúne o melhor de sua produção nos últimos 30 anos. Com um trocadilho no título, Caderno de Desdenho (Libretos Editora, 140 páginas, R$ 45) inclui 16 cartuns que foram agraciados em festivais nacionais e internacionais, além de obras inéditas.
Aos 72 anos, Santiago traz no currículo distinções como o Grand Prix no concurso do jornal Yomiuri Shimbun, de Tóquio, e cinco conquistas do tradicional Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP). Fazendo rima, o criador do Macanudo Taurino comenta na apresentação da publicação:
— Humor é desdenho. Eu desdenho com muito empenho: da hipocrisia e sua miopia, do cinismo sem abismo, das convenções da sociedade com maldade, do preconceito sem respeito e do ódio de qualquer jeito.
A sessão de autógrafos está marcada para o dia 10 de março, às 17h30min, no Espaço Amelie (Rua Vieira de Castro, 439, bairro Santana, em Porto Alegre). Caderno de Desdenho pode ser adquirido no site libretos.com.br, em livrarias ou diretamente com o autor.