O primeiro livro de contos de Chico Buarque, Anos de Chumbo, já está em pré-venda no site da editora Companhia das Letras. Com lançamento previsto para 22 de outubro, a obra irá trazer oito textos do autor, fazendo alusões à "barbárie do presente", conforme adiantado pela empresa literária. Além disso, terá tramas sobre perversidade, sexo, delírio e desalento.
No conto Para Clarice Lispector, Com Candura, o protagonista é um jovem aspirante a poeta, que um dia é convidado à casa da autora de A Hora da Estrela. Lá, depara-se com os riscos de idealizar a imagem de uma pessoa. Já Cida trata sobre a amizade sincera, porém superficial, entre um morador do Leblon e uma mulher em situação de rua. Outros textos abordam desatinos familiares, um artista sabotado, um passeio por Copacabana, a relação de um jovem com seu tio, um casal em sua primeira viagem e, conforme a sinopse, "um lar em guerra".
"Uma pergunta que tanto o conto (Para Clarice Lispector, Com Candura) quanto o livro suscitam é o que ocorre quando um país inteiro — metade numa direção, metade em outra — se deixa levar por esse tipo de sedução", escreveu o crítico Alejandro Chacoff.
Aos 77 anos, Chico Buarque já lançou livros como Leite Derramado (2009), Essa Gente (2019) e Benjamin (1995). Em 2019, recebeu, por unanimidade do júri, o Prêmio Camões pelo conjunto da obra — que inclui também suas canções. Também no dia 22 de outubro, a Companhia das Letras vai lançar uma edição especial de 30 anos de Estorvo (1991), também escrito por Chico, acrescida de textos de Roberto Schwarz, Sérgio Sant’Anna, Marisa Lajolo e Augusto Massi.