O poeta Luiz de Miranda apresentou melhora. Internado na unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital Santa Ana, no bairro Teresópolis, em Porto Alegre, o escritor passaria pelo processo de extubação nesta segunda-feira (27) para que os médicos pudessem avaliar como ele reagiria.
De acordo com familiares do poeta, que moram em Nova Hartz, o estado clínico de Miranda agora está estável. Na última quinta-feira (23), o escritor sofreu um infarto enquanto andava na rua, sendo socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado às pressas para o Postão da Cruzeiro, onde foi entubado. No dia seguinte, ele foi transferido para o Santa Ana.
Miranda, que tem 76 anos, sofreu este último infarto menos de uma semana após receber alta do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, onde havia ficado internado por duas semanas, também por problemas cardíacos.
Após deixar a instituição, no último dia 17, o poeta deveria realizar uma série de exames para avaliar a necessidade de ser submetido a um cateterismo. Não há informações, porém, se estes procedimentos chegaram a ser realizados.
Segundo relatam os parentes de Miranda, as internações estão se tornando frequentes devido ao comportamento do poeta, que não toma os medicamentos receitados e também não cumpre o repouso recomendado adequadamente quando vai para casa. Como mora no terceiro andar de um prédio sem elevador, no Centro Histórico, o esforço para se locomover é grande, o que prejudica a sua plena recuperação.
Natural de Uruguaiana, Luiz de Miranda tem mais de 30 livros publicados e recebeu o Prêmio de Poesia 2001, concedido pela Academia Brasileira de Letras, por Trilogia do Azul, do Mar, da Madrugada e da Ventania (2000). Entre suas obras publicadas, ainda estão Memorial (1973), Amor de Amar (1986), Porto Alegre (1996) e Quarteto dos Mistérios, Amor e Agonias (1999).