O escritor e jornalista Laurentino Gomes está lançando o segundo volume da trilogia Escravidão. A obra consiste em uma detalhada pesquisa sobre a história da escravatura negra.
No novo livro, Gomes leva o leitor ao início do século 18, quando Brasil era um país que praticamente só olhava para o mar — as principais cidades, como Salvador e Rio de Janeiro, eram litorâneas e a principal atividade econômica, o cultivo da cana-de-açúcar, não invadia tanto o território.
Porém, foi nesse período que tudo mudou: com a descoberta das primeiras jazidas de ouro e diamante em regiões onde hoje são os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, houve um avanço populacional para o interior do país, fomentado principalmente pelo aumento da quantidade de escravos negros.
— Estima-se que, no século 18, cerca de 600 mil escravos se envolveram na mineração de ouro e diamantes, o que representaria cerca de 20% do total de cativos africanos trazidos para o Brasil neste período — observa Gomes.
O jornalista e escritor relata que os escravos foram essenciais na construção da máquina de extração, pois muitos chegavam com mais conhecimentos sobre mineração que seus proprietários. Mas a febre do ouro promoveu uma corrida desordenada, com centenas de pessoas abandonando suas cidades, inclusive religiosos e portugueses, a ponto de o rei de Portugal limitar o êxodo por decreto.
Escravidão - Volume 2: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil (Globo Livros) conta que a falta de um mínimo de estrutura dos locais de mineração para receber tantas pessoas resultou em ondas de miséria e fome, além de uma violência desenfreada — execuções eram comuns em qualquer lugar ou horário.
— O século 18 mostra como a escravidão foi importante na construção da identidade brasileira. Até então, era uma nação pouco populosa e concentrada no litoral, mas, com a mineração, centenas de milhares de pessoas se mudaram para o interior, consolidando as fronteiras que hoje conhecemos. E, com a vinda de escravos, a população brasileira se multiplicou em apenas cem anos, período marcado pela construção dessa grande África brasileira — observa Gomes, reforçando que a corrida do ouro provocou ainda uma decisiva mudança de perfil do país.
A transformação com a chegada dos escravos foi decisiva não apenas na força de trabalho, mas também em hábitos religiosos, culinários, culturais e sociais. De acordo com o autor, houve ainda a formação de quilombos, uma reestruturação da família urbana com presença de cativos nas residências e nas artes — um bom exemplo são os mestres do barroco, quase todos negros.
Tal movimentação resultou ainda em efeitos surpreendentes, como a aceitação da presença de escravos negros na sociedade brasileira como um fato normal.
— A escravidão se tornou banal, corriqueira no Brasil daquela época. Até mesmo negros alforriados eram donos de escravos — observa Gomes.
O crescimento dos processos de alforria, aliás, foi também marca desse fenômeno — cerca de 1% dos escravos brasileiros obtinha a própria liberdade anualmente, o que resultou em uma significativa população negra livre no país, maior do que em qualquer outro território escravista da América.
Em meio às suas inúmeras pesquisas para a construção da obra, Laurentino identificou o que pode ter sido a primeira descoberta de ouro, ainda no final do século 17. Segundo ele, um desconhecido descendente de escravos encontrou o que se identificou como "ouro finíssimo" em Minas Gerais, vendendo a descoberta por um preço abaixo da sua importância.
— O único registro deste homem, que era negro ou mestiço, está no livro Cultura e Opulência do Brasil Pelas Suas Drogas e Minas, do padre jesuíta André João Antonil, do começo do século 18 — comenta o jornalista, reforçando a tese de como a memória negra e africana no país ocupa cada vez mais uma posição secundária.
Isso permite, aliás, que Laurentino mostre como ficaram ultrapassadas duas visões a respeito do comportamento do escravo no Brasil — a do cativo passivo e apático, divulgada pelo sociólogo Gilberto Freyre, e a do negro em permanente estado de rebelião, tese defendida por teóricos marxistas já no século 20.
— Novos estudos têm levado a um entendimento mais complexo e diversificado do sistema escravista, marcado por nuances até pouco tempo atrás ignoradas ou subestimadas, nas quais os cativos se envolviam em processos contínuos e sutis de negociação e barganha, sempre testando os limites do sistema escravista em busca de ampliar seus espaços e oportunidades — escreve o autor de Escravidão.
— Os escravos lutavam por coisas concretas como o direito de constituir e manter famílias, cultivar suas próprias hortas e pomares e vender seus produtos nas feiras livres, dançar ao som do batuque nas horas de folga e praticar seus cultos religiosos, muitos deles de matriz africana — complementa Gomes.
Surge, então, a figura de Francisca da Silva de Oliveira, conhecida como Xica da Silva, escrava que, depois de alforriada, atingiu posição de destaque na sociedade mineira, especialmente por manter uma união consensual com um rico contratador de diamantes. Ela foi comprada por diversos senhores desde a tenra idade para servir de objeto sexual.
— Ela teve 14 filhos, o primeiro ainda na adolescência, o que a fez perder rapidamente os encantos da juventude, pois não há sensualidade que resista — comenta Laurentino Gomes.
Segundo ele, mesmo nascida cativa, Xica, depois de conseguir sua alforria, foi proprietária de mais de cem escravos — e nunca se empenhou em libertá-los.
Outro personagem de destaque do segundo volume de Escravidão é Elias Antônio Lopes, conhecido como Elias, o Turco. Um dos maiores traficantes de africanos escravizados da época, ele cedeu sua majestosa casa para a moradia de D. João VI, quando a comitiva portuguesa se mudou para o Brasil, em 1808, fugindo de Napoleão Bonaparte.
— Ele doou a casa, que depois abrigou o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, destruído por um incêndio em setembro de 2018, em troca de benfeitorias, como títulos de honrarias. Isso sinaliza o foco do terceiro volume da série, que é a oficialização do toma lá dá cá, e Elias será a ponte para o novo livro — explica Gomes.
De acordo com o autor, a escravidão segue sendo uma chaga do Brasil do século 21:
— Criamos mitos de democracia racial, quando ainda persiste a ideologia do negro inferior que justificou a escravidão, as redes sociais são inundadas por linguagem preconceituosa. No Brasil de hoje, o racismo é explícito mas também silencioso.
Com 512 páginas, Escravidão - Volume 2: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil está disponível para compra nas livrarias e nas lojas virtuais.