Escritores, leitores e editores foram impactados pela pandemia do coronavírus. Em março, diante do cenário de incertezas que se avizinhava, a maior parte das casas editorais brasileiras suspendeu seus lançamentos. A retomada só se concretizou de modo mais consistente a partir de setembro. Nem por isso foram poucos os bons livros lançados ao longo do ano.
Nesta seleção, há 10 indicações de diferentes gêneros, para leitores de variados estilos. Além de um panorama dos principais títulos do ano, a lista serve como orientação para quem ainda está em dúvida sobre o que ler neste verão – ao final, há até uma indicação bônus para quem ainda ficar indeciso. Confira:
A Vida Mentirosa dos Adultos
Elena Ferrante
Depois de cinco anos sem novidades, a misteriosa escritora Elena Ferrante voltou às livrarias com este romance de formação. Ao escutar uma conversa entre os pais, a protagonista Giovanna ouve que está ficando feia, cada vez mais parecida com uma tia que não conhece. Giovanna vai em busca da familiar desconhecida, em uma jornada que também marca sua transição da adolescência para a idade adulta.
O Avesso da Pele
Jeferson Tenório
Terceiro romance de Jeferson Tenório, foi o primeiro a ser publicado pelo autor na editora Companhia das Letras. No livro, Pedro, filho de um professor negro morto em uma abordagem policial, busca refazer a história do pai. Trata-se de uma narrativa sobre relações familiares, mas que também expõe o racismo e a violência naturalizadas no cotidiano brasileiro.
A cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Suzanne Collins
Dez anos após encerrar a trilogia Jogos Vorazes, a americana Suzanne Collins retoma o universo distópico da série. Por explicar questões que ficaram em aberto nos livros anteriores e também ser narrado de modo ágil, o lançamento agradou os fãs – e também catapultou a coleção original de volta às listas de mais-vendidos de todo o mundo.
Solução de Dois Estados
Michel Laub
Por meio da história de dois irmãos que sustentam convicções e estilos de vida antagônicos, Michel Laub expõe polarizações e contradições da sociedade brasileira atual. Enquanto um dos irmãos é dono de uma rede de academias e está ligado a negócios escusos, a outra é uma artista obesa que explora o corpo em suas performances.
Sol da Meia-Noite
Stephenie Meyer
Além de Jogos Vorazes, mais uma série best-seller voltou às livrarias em 2020. Sol da Meia-Noite, de Stephenie Meyer, traz a trama de Crepúsculo narrada por um ponto de vista diferente. Desta vez, é o vampiro Edward Cullen que conta a história de amor vivida com a humana Bella Swan. Apesar de rico e imortal, Cullen se mostra inseguro e vulnerável ao falar sobre sentimentos.
1793
Niklas Natt Och Dag
Entre os romances policiais do ano, 1793 foi a surpresa mais badalada. A narrativa acompanha as investigações sobre um corpo encontrado em um lago de Estocolmo, esquartejado de modo bárbaro. É um livro que carrega o leitor para a Suécia do século 18 e oferece um panorama social e político da Europa de época – além de uma história de tirar o fôlego.
Suíte Tóquio
Giovana Madalosso
Um dos lançamentos nacionais mais elogiados do ano, trata do sequestro de uma criança por uma babá. Com personagens bem construídos, é um romance que situa o leitor em realidades sociais diferentes e aborda temas como sexualidade e a relação entre maternidade e trabalho. Apesar de levantar discussões densas, é um livro com fluidez narrativa e humor.
A Vida Não É Útil
Ailton Krenak
Após o sucesso de Ideias Para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak voltou com um novo livro de ensaios curtos e de fácil leitura. Uma das lideranças indígenas mais conhecidas do país, Krenak compartilha em seus textos a sabedoria de seus ancestrais a respeito do homem como parte integrante da natureza – e aponta que a humanidade adoece quando visa apenas a produtividade.
Falso Espelho: Reflexões sobre a autoilusão
Jia Tolentino
Internet, redes sociais, feminismo e culto ao corpo são alguns dos temas que Jia Tolentino discute nesta reunião de ensaios. Articulista da revista New Yorker, Jia é uma das vozes renovadores da opinião pública americana. A escritora trata de temas contemporâneos com profundidade, mas com um texto carregado de estilo, experiências pessoais e linguagem acessível.
A Casa Holandesa
Ann Patchett
Apesar do título, a suntuosa casa citada no livro fica em um bairro residencial de Filadelfia, nos Estados Unidos. É nesse casarão, habitado anteriormente por holandeses, que crescem os irmãos Danny e Maeve, protagonistas inseparáveis deste romance. Juntos, eles precisam superar o esfacelamento da família e dificuldades financeiras.
BÔNUS
Tem Um Livro Aqui Que Você Vai Gostar
Antonio Fagundes
Leitor compulsivo, fascinado por literatura desde a infância, Antonio Fagundes compartilha aqui suas leituras preferidas. Quem ainda não decidiu o que ler no verão certamente encontrará uma boa indicação após folhear suas páginas. São recomendações de diferentes gêneros, desde clássicos universais até sucessos editorais recentes.