Bilbo Bolseiro convoca os fãs de Senhor dos Anéis para mais uma jornada épica: arrecadar cerca de US$ 6 milhões para transformar a casa em que residiu J.R.R. Tolkien em um centro cultural focado na obra do escritor e professor.
Mais especificamente, é o ator Martin Freeman, intérprete do hobbit nos cinemas, quem explica os pormenores da iniciativa, em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (2). Ele é acompanhado de outros nomes de peso, como Sir Ian McKellen, que deu vida ao mago Gandalf, e John Rhys-Davies, o anão Gimli na trilogia original de Peter Jackson.
Intitulada Project Northmoor, a iniciativa busca salvar a residência 20 Northmoor Road, na cidade de Oxford, na qual Tolkien viveu com sua família enquanto escrevia O Hobbit e O Senhor dos Anéis, além de outras passagens na Terra Média. A casa deve ser posta a venda em breve, após a morte de Christopher Tolkien em janeiro deste ano.
"Diferente de outros escritores de sua estatura, não há nenhum centro dedicado a Tolkien em lugar algum do mundo – nós desejamos mudar isso", explicam os organizadores no site do projeto. "Nossa visão é transformar a casa de Tolkien não em um simples museu, mas em um lar de criatividade, inspirando novas gerações de escritores, artistas e cineastas".
Confira o vídeo completo, em inglês, abaixo. As doações podem ser feitas online, via www.projectnorthmoor.org/donate.