A rede de livrarias Saraiva informou o fechamento de sete lojas em todo o Brasil, incluindo a unidade em Canoas (RS), no ParkShopping Canoas. O comunicado oficial aos colaboradores foi divulgado nesta quarta-feira (13) e obtido por GaúchaZH junto a uma fonte ligada ao mercado editorial.
Segundo a Saraiva, a "geração de receitas deixou de acontecer" após o fechamento de unidades por conta da pandemia de coronavírus. No período, foram realizadas "a renegociação de pagamentos a fornecedores e parceiros, suspensão de contratos, redução de jornada, buscando garantir a sustentabilidade do negócio", diz a nota, assinada pelo diretor de negócios Deric Guilhen.
No entanto, a rede informa que será necessário reduzir o número de lojas. Além de Canoas, três unidades em São Paulo (SP), uma em São Caetano do Sul (SP), uma em Brasília (DF) e uma sexta loja em Belo Horizonte (MG) estão com seus encerramentos "em andamento" entre maio e junho. A decisão foi feita com base em resultados de vendas e o custo operacional para manter o funcionamento.
O comunicado também diz que outras 12 lojas, incluindo a localizada no Moinhos Shopping, em Porto Alegre, também têm fechamento "possível". A Saraiva informa que os contratos dessas outras unidades estão "em negociação, para diminuir o CTO com as administradoras e, em caso de insucesso, o encerramento também acontecerá até junho/20".
GaúchaZH tentou contato com a rede de livrarias e não teve retorno até a publicação desta reportagem.