Você já deve ter visto a cena. Em 2017, o americano Robert Kelly dava uma entrevista à BBC sobre o impeachment da ex-presidente sul-coreana Park Geun-hye. Ele estava ao vivo, num quarto de sua casa, quando, ao fundo da imagem, uma de suas filhas abre a porta e entra saltitando. Em seguida, é a vez de um bebê de andador. Até que a mãe das crianças surge desesperada e literalmente tira as crianças da sala. Tudo gravado, transmitido e, é claro, viralizado na internet.
Em maiores ou menores proporções, o temor de se tornar o próximo Robert Kelly atormenta pais que se viram forçados a fazer home office por causa da expansão do novo coronavírus e agora se veem dividindo o ambiente de trabalho com as crianças, dispensadas das aulas pelo mesmo motivo.
E nem adianta o velho truque de deixar os meninos com os avós - idosos são considerados grupo de risco, e médicos recomendam isolamento e cuidados ainda mais rigorosos na terceira idade.
O que fazer então? Uma das principais possibilidades para pais e filhos confinados em casa é mergulhar nos livros. Mas, caso as crianças não sejam fãs de leitura ou já tenham devorado todas as histórias das estantes, narrativas digitais podem preencher essa lacuna.
Elas têm duas vantagens. Primeiro, unem o celular ou o tablet à leitura. Em segundo lugar, estão disponíveis a um clique e não exigem que adultos peguem o elevador ou encostem no portão para receber um livro comprado online e precisem tomar banho de álcool em gel depois.
Confira abaixo cinco opções digitais gratuitas.
Kidsbook - Itaú Criança
A plataforma online do banco reúne atualmente 13 livros infantis - todos disponíveis sem necessidade de preencher qualquer cadastro. Muitas das histórias foram escritas pelo time de frente da literatura contemporânea brasileira, com narrativas animadas que podem ser lidas no celular ou no computador. Entre os autores estão Conceição Evaristo, Luis Fernando Verissimo, Antonio Prata, Marcelo Rubens Paiva e Adriana Carranca, por exemplo.
- Vários autores
- Disponível em euleioparaumacrianca.com.br
Amal
Enquanto crianças não podem sair de casa por causa da covid-19, a protagonista desse livro digital foi forçada a exatamente o oposto. Na história, a menina síria Amal acordou certo dia com bombas e precisou deixar sua casa por causa da guerra. A crise dos refugiados, refletida na vida da garota, é toda contada por narradores e lembra uma contação de histórias acompanhada de fundo musical e ilustrações de Renato Moriconi.
- Autora: Carolina Montenegro
- Ilustrações: Renato Moriconi
- Ed. Caixote
- Disponível na App Store e no Google Play
Nautilus
Inspirado no clássico Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne, o livro digital é indicado para crianças mais velhas e pré-adolescentes. Na aventura, um professor e seu empregado embarcam em uma viagem de navio e acabam dentro do submarino do capitão Nemo. Vencedor do prêmio Jabuti, o aplicativo traz ilustrações animadas e informações sobre Júlio Verne e seus livros.
- Autor: Maurício Boff
- Ilustrações: Fernando Tangi
- Ed. Storymax
- Disponível na App Store e no Google Play
Amazon
Se o coronavírus fez a Amazon anunciar que passaria a priorizar a entrega de produtos básicos em vez de livros físicos, a solução é explorar os e-books da plataforma, que conta com diversas opções gratuitas para Kindle. Para encontrá-las, basta entrar na Loja Kindle, selecionar a aba "eBooks Kindle" e, depois, "Infantil". Por fim, clicar em "100 mais baixados grátis". Na versão brasileira, porém, o leque de títulos oferecidos não é tão apurado do ponto de vista literário.
- Vários autores
- Disponível pelo app e site www.amazon.com.br
Storyline Online
Este projeto americano vai entreter sobretudo aqueles que querem só deitar e ouvir uma história. O site compila livros infantis, muitos deles clássicos da literatura dos Estados Unidos, narrados por diferentes nomes - como Oprah Winfrey e Rami Malek, vencedor do Oscar de melhor ator. É possível ver no YouTube, com legendas em português.
- Vários autores
- Disponível no site storylineonline.net