É uma discussão tão infindável quanto a do ovo e a galinha: Capitu, personagem do livro Dom Casmurro, de fato traiu Bentinho ou a sugestão da deslealdade feminina é um sinal da mente desconfiada e machista do anti-herói de Machado de Assis?
Os que ainda ficam intrigados com os "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" de Capitu ou se veem às voltas analisando o comportamento controlador, inseguro e vingativo de Bentinho comprovam que o clássico de um dos maiores escritores brasileiros, lançado em 1899, teve sucesso em atravessar gerações.
Entre quinta (12) e sexta-feira (13), o Twitter foi tomado pelo debate sobre a relação do casal e as intenções de Machado de Assis com o retrato de um relacionamento atravessado por paixão e desconfiança.
Confira alguns tuítes e como essa discussão, no geral, se organiza:
De um lado, há os que se posicionam a favor de Bentinho e contra as "manipulações" de uma volúvel e insinuante Capitu:
De outro, há os que defendem que Capitu era uma mulher à frente do seu tempo, mal-compreendida pela sociedade e pelo seu próprio companheiro:
Acima de tudo isso, há os que entenderam que esse debate não chegará a lugar algum e que essa era justamente a intenção de Machado de Assis: