Duda Falcão faz parte de uma geração de escritores gaúchos ou atuantes no Estado que abraçou o pop e os gêneros de entretenimento popular para apresentar suas próprias interpretações de fórmulas antigas e consagradas da literatura. Incluem-se aí, cada qual com suas peculiaridades, nomes como Cesar Alcázar, Antonio Xerxenesky, Samir Machado de Machado e o americano residente no Estado Christopher Kastensmidt. Autor de coletâneas variadas que experimentam vários tipos de histórias, do terror gótico ao suspense, Falcão lança na próxima semana O Estranho Oeste de Kane Blackmoon, uma exploração do chamado “weird western”, combinação peculiar de histórias de faroeste e terror.
Kane Blackmoon, o personagem-título, vem sendo desenvolvido há anos por Falcão em contos publicados nos livros anteriores Mausoléu (2013), Treze (2015) e Comboio de Espectros (2017) — e republicados aqui neste volume. Mestiço de uma mulher branca com um índio Hopi (tribo que ocupava o sul dos Estados Unidos e o norte do atual território mexicano), Blackmoon vai, ao longo do livro, um romance episódico em que cada capítulo se assemelha a um conto fechado, aprendendo a aceitar sua herança indígena. Após um encontro com um feiticeiro, Blackmoon descobre-se protegido pelo “espírito do corvo”, um totem animal protetor que o dota de habilidades sobrenaturais. Enquanto desenvolve sua ligação com a força mística de seus ancestrais, o protagonista, misto de pistoleiro e xamã errante, vive aventuras em um território povoado por ameaças místicas tanto quanto por foras-da-lei.
Uma obra cuja proposta é um mashup literário e com um protagonista oriundo de duas culturas só poderia ser construída por contaminações. O Oeste mágico de Falcão não é o território solene de Cormac McCarthy, é uma representação de um imaginário geral formado também pela tradição do cinema. Alguns perigos no caminho de Blackmoon se assemelham a arquétipos criados pelo mestre do horror H.P. Lovecraft (1890 - 1937). Se a prosa segue o estilo direto dos pulps, o triunfo do livro é a maneira inventiva como o autor costura o horror e o Oeste.
O Estranho Oeste de Kane Blackmoon
- Romance fantástico. Avec Editora, 184 páginas, R$ 40. Lançamento e sessão de autógrafos na próxima sexta-feira, dia 28, a partir das 19h, no bar Mondo Cane (Rua João Alfredo, 325, Cidade Baixa), em Porto Alegre/RS.