A participação mulheres e discussões sobre representatividade feminina na produção ficcional, documental e científica será o destaque do último sábado da Feira do Livro, com painéis e sessões de autógrafo, com a presença de autoras estrangeiras, como a francesa Paula Anacaona e a norueguesa Marta Breen, e a brasileira Carol Rossetti. A jornalista Cristina Serra e a radialista Katia Suman discutem e autografam seus livros documentais sobre a Tragédia de Mariana e a Rádio Ipanema FM, respectivamente.
Domingo (18), o dia será pontuado por apresentações musicais da manhã ao encerramento. A representatividade autoral será discutida pela filósofa e escritora trans Atena Beauvoir e o jornalista Zeca Camargo fala sobre suas descobertas da culinária indiana e autografa Índia: Sabores e Sensações.
Veja esses e outros destaques do final de semana de encerramento da feira abaixo:
Destaques de sábado
Leia escreva e publique como uma mulher
Rita Schmidt, Marilise Mesquita, Marta Marques Lopes, Gisele Secco e Fabiana de Miranda Rocha discutem a presença da mulher na produção científica nas publicações da Editora da UFRGS.
Às 14h, na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 3º andar).
História da Animação
Escrito por mais de 100 críticos, professores e estudiosos da animação brasileira e organizado por Paulo Henrique Silva e Gabriel Carneiro, o livro Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais terá sessão autógrafos com a presença dos autores gaúchos do livro, como Adriana Androvandi, Carla Schneider, Daniel Feix, Ivonete Pinto e Roger Lerina.
Às 14h30min, no Memorial do RS (Rua 7 de Setembro, 1.020).
Mulheres na filosofia
Ana Schmidt, Gisele Dalva Secco, Inara Zanuzzi, Katarina Peixoto autografam Vozes Femininas na Filosofia.
Às 15h30min, na Praça de Autógrafos.
Festival do Japão
Com uma intensa programação, a Associação do Festival do Japão no RS faz um dia de atividades de divulgação e celebração da cultura do país, com destaques para a palestra sobre literatura japonesa às 10h30min e apresentações sobre bolsas oferecidas pelo governo japonês, às 11h. Às 12h30min será exibido documentário sobre a imigração japonesa no RS e às 14h haverá contação de histórias japonesas para crianças. A tarde continua com oficinas de origami, karuta, mangá, soroban e hai kai. Às 17h40min, haverá apresentação de dança e de taikô. Das 10h às 20h30min, no Espaço do Conhecimento Petrobras, na Praça da Alfândega.
Ilustração e diversidade
A oficina ministrada por Carol Rossetti vai trabalhar a complexidade de narrativas na ilustração através da diversidade. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficinas@camaradolivro.com.br.
Às 14h, na Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1.223).
Archipélago Arthrópoda
Com apenas 15 anos, Wirá Alencar estreia na literatura com a história de Terrestre, um tatu de jardim que se lança em uma aventura entre formigas, cupins e centopeias. O livro Archipélago Arthrópoda é também ilustrado pelo autor.
Às 15h30min, na Praça de Autógrafos.
Carnaval Subjetivo
Diego Petraca lança seu sétimo livro Carnaval Subjetivo, reunindo poemas e experimentações visuais, inspirados sobretudo em sua experiência com a paternidade e na interação com alunos.
Às 17h30min, na Praça de Autógrafos.
Empreendedorismo Feminino
Leticia Hoppe, Ionara Rech e Maiara Monteiro da Silva participam do painel Empreendedorismo Feminino - Protagonistas em Ação.
Às 17h30min, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).
Feminismo nos quadrinhos
Feminismo, quadrinhos e representatividade – experiências com artivismo no Brasil e na Noruega é o tema do painel do qual a norueguesa Marta Breen, coautora de uma graphic novel que celebra a história da luta feminista em todo o mundo, Mulheres na Luta: 150 anos em Busca de Liberdade, Igualdade e Sororidade, conversa com Joanna Burigo.
Às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223, 4º andar).
Tragédia em Mariana
A jornalista Cristina Serra fala ao público sobre a investigação de documentos e condutas que resultaram no livro Tragédia em Mariana: A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil, com mediação de Marco Estivalet. Às 18h, na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 3º andar). Depois, Cristina autografa a obra. Às 19h30min, na Praça de Autógrafos.
Presença francesa
A francesa Paula Anacaona, fundadora da Editora Anacaona, dedicada a apresentar autores brasileiros aos franceses e que publicou seu primeiro romance, Tatou, aborda questões de raça, gênero e classe em uma conversa com o público, mediada por Fernanda Bastos.
Às 18h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 2º andar). Depois, a autora autografa o livro. Às 19h30min, na Praça de Autógrafos.
Katia e a Rádio Ipanema FM
Os bastidores da Rádio Ipanema FM é o tema do bate-papo de Katia Suman, Mauro Borba, Jimi Joe e Alemão Vitor Hugo, mediado por Luís Augusto Fischer, às 18h30min, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº). Depois, a autora autografa o livro Katia Suman e os Diários Secretos da Ipanema FM. Às 19h30min, na Praça de Autógrafos.
Destaques de domingo
Música
Concerto Zaffari com a Orquestra Unisinos Anchieta. Às 11h, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº).
Domingos de Criação
Na programação do Domingos de Criação, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul se apresenta sob a regência do maestro Telmo Jaconi. Depois, Daniel Oviedo e Mariana Casagrande fazem um espetáculo de tango. Na sequência, há show de percussão do Afoxé do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural e do mestre Griot Edu Nascimento. Das 11h30min às 13h30min, na Praça de Autógrafos.
Autoria trans
O existencialismo francês na literatura de autoria trans brasileira é tema do debate da filósofa e escritora Atena Beauvoir e Phelipe Caetano, que vão abordar a invisibilidade dessa produção e os paradigmas existencialistas na epistemologia produzida a partir da própria transperspectiva.
Às 16h30min, na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 3º andar).
A Índia de Zeca Camargo
O jornalista Zeca Camargo fala ao público de suas descobertas sobre a verdadeira culinária "típica" indiana encontrada nos lares daquele país e que resultou no livro com mais de 30 receitas vegetarianas tradicionais e relatos de viagens, escrito em parceria com Varunesh Tuli.
Às 17h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 2º andar). Depois, Zeca autografa Índia: Sabores e Sensações. Às 18h30min na Praça de Autógrafos.
Corpo: ficção, saber, verdade
Lucy Linhares da Fontoura, Liz Nunes Ramos e Roséli Cabistani autografam Corpo: Ficção, Saber, Verdade - Revista da APPOA nº 50, que dá continuidade à publicação dos trabalhos desenvolvidos durante o congresso de mesmo nome.
Às 17h30min, na Praça de Autógrafos.
Show de encerramento
Os professores da Escola de Música Fuga Musical Knowledge apresentam o show de encerramento com um repertório de músicas do universo da canção popular brasileira, que exalta a alegria, o otimismo e a irreverência.
Às 20h30min, na Praça de Autógrafos.