Um dispositivo israelense que ajuda pessoas com deficiência visual a lerem e reconhecerem rostos e produtos será apresentado nesta sexta-feira (16) em Porto Alegre. A tecnologia é chamada de OrCam MyEye.
O aparelho tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário. Ela fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio instantaneamente, além de reconhecer rostos e objetos.
O aparelho pode ser financiado em até 60 vezes. Há, inclusive, uma linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas.
É recomendado para pessoas com deficiência visual, mas também déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. Pode ser usado para leitura de livros, jornais, revistas e ainda placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas e mensagens do celular, por exemplo.
O equipamento conta ainda com uma tecnologia de reconhecimento de faces. É possível cadastrar até 150 rostos. Sempre que o usuário passar por uma pessoa cadastrada, o dispositivo reconhece o nome de maneira instantânea e automática, revelando quem é.
O OrCam MyEye estará em exposição no Espaço do Conhecimento da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, às 17h, nesta sexta (16). Ficará ainda no estande da Estação Acessibilidaede, no sábado (17), das 9h às 12h.
A empresa Mais Autonomia é a distribuidora exclusiva do dispositivo no Brasil. A versão mais nova do equipamento é distribuída no país por cerca de R$ 18,9 mil.